Um problema muito comum que donos de pets enfrentam, especialmente em relação aos machos, é a marcação de território. O cão levanta a perna e urina em qualquer lugar, às vezes naquele móvel caro que você levou meses para pagar as prestações.

Se você tem que lidar com o problema de cachorro marcando território, não deixe de ler este post. Vamos dar dicas para evitar esse comportamento do seu amigo de quatro patas.

Por que o cachorro marca território?

Os animais costumam urinar em diversos lugares não apenas para esvaziar a bexiga, mas também para marcar o seu território de maneira instintiva. Assim como seus ancestrais, eles querem demonstrar que aquele é o seu espaço, que são os pets dominantes. Sabe quando usamos as certidões para mostrar que somos os proprietários de um local? Os cachorros usam a urina para isso.

Para nós, esse comportamento é estranho e até um pouco nojento. Mas, para eles, a urina pode revelar muitas coisas, já que eles têm o olfato bastante apurado. Os cães conseguem descobrir se aquele local é frequentado por outro macho e se existe alguma fêmea no cio por perto.

Tenha em mente que os nossos companheiros peludos não acham que a marcação de território é errada.

O que fazer para evitar esse problema?

Mesmo esse sendo um comportamento normal dos cachorros, é possível reverter a situação com algumas dicas simples. Veja quais são elas a seguir:

Castre o pet

Se você castrar o seu parceiro de aventuras antes que atinja a maturidade sexual, ele não vai sentir a necessidade de urinar em tudo por aí. Isso pode funcionar parcialmente com cães adultos, mas é preciso manter um treinamento rígido e seguir as nossas próximas dicas para acabar com o problema de vez.

Chame a atenção

Como dissemos, o cachorro não acha que esse é um comportamento errado. Por isso, você deve chamar atenção no momento exato em que ele levantar a pata para urinar. Diga “não” de maneira firme de forma que ele entenda que é errado. Assim, ele vai perceber que essa atitude não agrada a você.

Fique sempre de olho no seu melhor amigo. Perceba quando ele estiver farejando muito e dando voltas. Dessa forma, você estará “a postos” quando ele resolver fazer uma de suas artes.

Indique o local certo

Todo cão deve ter um lugar próprio, com tapetes higiênicos (ou jornais), para poder fazer as suas necessidades da maneira correta. Se você o vir querendo urinar fora do local correto, tente levá-lo imediatamente ao seu “banheiro”. Use também produtos como “pipi dog” e “pipi não” para que ele perceba, pelo cheiro, onde deve fazer xixi e onde não deve. Se ele agir corretamente, não se esqueça de premiar com carinho e petiscos.

Faça mais passeios

Os nossos companheiros de aventuras costumam se aliviar ao passear por aí. Portanto, aumente a frequência das saídas ao ar livre para que eles possam explorar novos territórios e demarcar por lá (e não na sua sala de estar).

Procure ajuda especializada

Em alguns casos, a urina descontrolada pode significar mais do que apenas a necessidade de dominar o local. Alguns cães podem ter doenças que levam a esse comportamento, como incontinência, ansiedade da separação, síndrome do pânico, entre outras. Então, é importante chamar um profissional especialista, que fará os tratamentos corretos com o seu amigo peludo.

Limpe a urina rapidamente

Para evitar o mau cheiro impregnado (e uma nova marcação no mesmo lugar), limpe a bagunça do seu amigo rapidamente. Primeiro, seque a área com um pano. Depois, aplique uma solução meio a meio de vinagre branco e água quente no local para eliminar o odor. Evite fazer a limpeza com produtos que levem amônia, pois isso incentiva o cachorro a demarcar o lugar novamente, já que ela é um dos componentes da urina.

Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado a deixar o seu pet em uma vibe mais comportada. Agora que você entendeu como reverter o problema de cachorro marcando território, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube.