Sabia que existem características comuns entre cachorros de grande porte? Para que uma raça receba essa classificação, o peso dos cães deve variar entre 15 e 60 kg e sua altura, entre 45 e 70 cm. Mas, apesar de todo esse tamanho, na maioria das vezes esses grandalhões são muito dóceis.

Originalmente, as raças grandes ajudavam os humanos em serviços diversos, como caçar e pastorear. Hoje eles são bons companheiros e nem sempre precisam de muito espaço, apesar de necessitarem de mais alimento e produtos.

Que tal conhecer um pouco sobre os gigantes amigos do mundo canino? Continue lendo e confira as características de cinco raças diferentes.

1. Labrador

labrador blog vibe

O Labrador é um cachorro muito simpático e que adora brincar. Faz amizade facilmente com outros animais e pessoas estranhas. É bastante apegado ao dono, fácil de ser treinado e tem bastante energia para queimar.

Sua pelagem é curta, com cores que variam entre amarelo, chocolate e preto. Com orelhas caídas de tamanho médio e um focinho longo, sua altura varia entre 54 e 62 cm, com peso que vai de 25 a 36 kg. Seu país de origem é o Canadá e a expectativa de vida de 10 a 12 anos.

2. Golden Retriever

golden retriever blog vibe

Semelhante ao labrador, mas a pelagem é um pouco mais longa e o temperamento mais tranquilo. O Golden Retriever é um cachorro que gosta de brincar, faz amizade com outros animais e com pessoas estranhas. Também é bastante inteligente, sendo fácil de treinar.

Suas cores variam entre o creme e os tons dourados, mas a pelagem não chega a ser avermelhada. O peso desses cachorros de grande porte varia entre 25 e 34 kg, enquanto a sua altura vai de 54 a 60 cm. Seu país de origem é a Inglaterra e a expectativa de vida de 10 a 13 anos.

Conheça tudo sobre essa raça no nosso Guia de RaçasGolden Retriever

3. Border Collie

border collie blog vibe

Essa raça é considerada a mais inteligente do mundo, além de serem cachorros muito simpáticos. Têm muita energia para queimar também. Por isso, precisam de bastante exercício físico e gostam de brincar. Não aceitam muito bem pessoas estranhas, embora possam se relacionar facilmente com outros cães.

Sua cor clássica para a pelagem densa e longa é o preto e branco, mas ele também é encontrado em tons marrons, dourados e cinza, sempre mesclando com branco. O peso do Border Collie varia entre 13 e 20 kg, com altura que vai de 45 a 58 cm. Seu país de origem é a Grã-Bretanha e a expectativa de vida é de 10 a 14 anos.

Conheça tudo sobre essa raça no nosso Guia de RaçasBorder Collie

4. Dálmata

dalmata blog vibe

Os Dálmatas são muito apegados aos seus donos, gostam de brincar e têm energia para gastar. Chamam muito a atenção por serem grandalhões brancos cheios de pintas pretas, sendo que todos os cachorros da raça têm essa mesma aparência.

Donos de um corpo muito atlético, esses cães atingem um peso que varia de 18 a 27 kg, com altura entre 48 e 58 cm. Vivem de 12 a 14 anos e o seu país de origem é a Iugoslávia, mas ainda não se tem certeza de por que as manchas são sua característica principal.

5. Husky Siberiano

husky blog vibe

Esses cachorros de grande porte são muito semelhantes aos lobos, mas no temperamento não têm nada a ver com eles. Isso porque o Husky é muito sociável e gosta de companhia de seres humanos ou de outros animais. Até mesmo os estranhos ele aceita muito bem.

Gosta de brincar, mas é resistente ao treino. Tem uma bela, densa e macia pelagem, que varia entre tons de cinza com branco. Gosta de correr, é independente e seu peso vai de 15 a 27 kg, com altura de 50 a 60 cm. Seu país de origem é a Rússia e a expectativa de vida é de 11 a 13 anos.

Esses grandalhões são muito simpáticos, não é mesmo? Ainda que você more em um apartamento, pode considerar ter cachorros de grande porte. Só precisa escolher a raça ideal. Também não se esqueça de que os passeios são essenciais para que eles queimem energia.