Ama cães, mas não tem muito espaço em casa? Então já sabe que os cachorros de pequeno porte são uma excelente opção, certo? Ainda que as raças de grande porte sejam apreciadas no mundo todo, os cães menores têm conquistado cada vez mais gente, especialmente por se adaptarem facilmente ao estilo de vida moderno e por serem incríveis companheiros.

Sempre presentes na história do homem, suas características foram selecionadas ao longo dos anos para caça, alarme e, principalmente, companhia. Fisicamente, eles variam de acordo com a raça, mas têm em média até 10 kg e 40 cm de altura.

Que tal conhecer um pouco mais sobre cachorros de pequeno porte? Continue a leitura e confira!

1. Buldogue Francês

buldogue frances blog vibe

O buldogue francês que conhecemos hoje surgiu a partir de cruzamentos feitos por criadores nos bairros de Paris. No século XIX, na Inglaterra, os buldogues eram aceitos somente com um tamanho e as variações menores eram marginalizadas. Na França, onde foram acolhidos, a raça foi aprimorada até alcançar as características atuais.

Essa raça chama atenção pela cara amassada e grandes orelhas de morcego. Pode ter até 31 cm de altura e chega a pesar 12,5 kg. Sua pelagem curta e brilhante apresenta várias colorações como fulva, malhada, preta tigrada ou vermelha tigrada. Outras cores são consideradas proibidas de acordo com o Club du Bouledogue Francais devido a variações genéticas que além de estarem fora do padrão determinado para a raça, possuem diversos problemas de saúde relacionados a essa variação.

Seu temperamento brincalhão, ativo e esperto apaixona qualquer um! Além disso, são muito afetuosos e sociáveis. Apesar de serem fáceis de lidar, podem apresentar problemas respiratórios e oculares, necessitando de cuidados especiais.

Conheça tudo sobre essa raça no nosso Guia de Raças – Buldogue Francês

 

2. Spitz Alemão

Também conhecido como Lulu da Pomerânia, essa raça faz parte do grupo de cães cujos ancestrais foram, desde sempre, selecionados para fazerem companhia e alarme. Levados à Inglaterra pela Rainha Vitória, a raça foi desenvolvida em tamanhos menores e se popularizou.

Seu focinho é reto e fino (spitz significa pontiagudo em alemão), suas orelhas são eretas e a cauda é curva. A pelagem densa e longa é o que chama atenção e a coloração é bastante variada: branco, preta, marrom, laranja e mesclado de cinza.

Essa raça é muito inteligente, dócil, brincalhona, ativa e sociável. Os banhos devem ser mensais e a escovação frequente.

Conheça tudo sobre essa raça no nosso Guia de Raças – Spitz Alemão

3. Pug

pug blog vibe

Essa adorável raça, uma das mais populares entre cachorros de pequeno porte, originou-se na China, fruto do cruzamento entre Pequinês, Lo-sze e Lion Dog. Assim como o Spitz alemão, sempre foi concebida para oferecer companhia.

São compactos e robustos, pesam entre 6 e 8 kg e medem cerca de 30,5 cm. Apresentam focinho curto, rugas profundas, olhos amendoados e cauda enrolada. Sua pelagem é curta, nas cores fawn (abricot) e preta.

São inteligentes, brincalhões, astutos, amorosos e silenciosos. Por serem um pouco teimosos, precisam de mais paciência para treinar.

4. Shih-tzu

shih-tzu blog vibe

Essa raça foi desenvolvida no Tibete para companhia e é fruto do cruzamento entre Pequinês e Lhasa Apso. Muito populares no Brasil, se adaptam facilmente à vida de apartamento, mas também ao campo.

A pelagem longa e exuberante exige cuidados e é vista nas cores preta, branca, marrom ou bicolor. O peso varia entre 4 e 7 kg e medem 28 cm de altura.

São vivazes, inteligentes, afetuosos, leais, independentes e brincalhões. Seu tamanho reduzido facilita muito o seu transporte para onde o tutor quiser levá-lo!

Conheça tudo sobre essa raça no nosso Guia de Raças – Shih Tzu

5. Dachshund

dachshund blog vibe

Os Dachshund são conhecidos por aqui como “salsichas”, devido ao comprimento do seu corpo e suas pernas curtas. A raça foi desenvolvida na Alemanha para serem exímios caçadores de texugos e coelhos. Hoje são amáveis cães de companhia.

Apresentam altura até 22 cm e peso entre 5 e 14 kg. A pelagem padrão é curta e brilhosa, mas existem variedades de pelos longos. Há quatro tipos básicos de cor (preto, canela, chocolate e javali), mas as variações em cada tipo são inúmeras.

São dedicados, leais, valentes, brincalhões, protetores e ciumentos. Vivem bem em apartamento, mas seu instinto caçador faz com que adorem brincar em áreas grandes.

Os cachorros de pequeno porte são mesmo encantadores. Independentemente do espaço que você tenha em sua casa, sempre há uma raça que se adapte ao seu estilo de vida.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe este conhecimento com seus amigos e deixe que eles saibam mais sobre esses adoráveis companheiros!