Cheios de estilo, os cachorros de médio porte são excelentes para quem procura um amigo fiel de quatro patas. Especialmente se você não tem espaço para um cão muito grande, mas não necessariamente quer um pet de pequeno porte!

Para se enquadrar nessa categoria, os cachorros devem ter, em média, de 35 a 49 cm e pesar de 10 a 25 kg. As opções de raças são inúmeras, cada uma delas apresentando suas características únicas. Então, quer conhecê-las melhor? É o que veremos neste post! Continue lendo e conheça algumas das mais queridas e procuradas raças de cachorros de médio porte.

Basset Hound

Conhecido por suas simpáticas orelhas longas e o seu olhar caído, o Basset é amável, calmo e bem-humorado. Essa raça surgiu na França e convive bem com crianças e outros cachorros, mas precisa de exercícios constantes para se manter em uma vibe saudável, vivendo melhor em casas com quintais.

Sua altura varia entre 33 e 38 cm, e o peso vai de 20 a 30 kg. Apesar das pernas mais curtas e grossas, o Basset adora farejar e caçar coisas. Também costuma babar, por conta das rugas no seu focinho.

Beagle

O Beagle é um cão alegre, ágil e cheio de energia. Esperto e de temperamento estável — embora um pouco teimoso —, ele é corajoso e tem um olfato bastante apurado. Se você procura um amigo para lhe fazer companhia, saiba que essa raça é superleal aos donos!

Sociável, ele também lida muito bem com crianças e outros animais, e precisa de exercícios constantes para liberar sua hiperatividade. Essa raça teve origem na Grã-Bretanha, seu porte pode ir de 30 até 40 cm, e o seu peso varia entre 15 e 20 kg.

Buldogue Inglês

 

Forte, alerta e corajoso, o Buldogue Inglês pode parecer bravo, mas é super amoroso e dócil com os seus donos, lidando bem com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Como essa raça apresenta tendência para a obesidade, é muito importante passear com ele frequentemente. Além disso, sua pele é cheia de dobras, que devem ser bem cuidadas para que não desenvolvam dermatites.

Essa raça veio da Grã-Bretanha. Seu porte varia de 30 a 40 cm e o peso fica entre 20 a 25 kg.

Chow Chow

 

O Chow Chow tem um estilo incrível! A pelagem macia e robusta, parecendo a de um leão, e a língua azul são características inconfundíveis desse simpático companheiro. Independente, ele pode ficar sozinho por muito tempo e não precisa se exercitar diariamente. Por conta da sua personalidade forte, deve ser educado de maneira firme — por outro lado, é um excelente guarda-costas, justamente por desconfiar de estranhos.

Essa raça surgiu na China. Seu porte vai de 45 até 55 cm e o peso varia entre 18 e 25 kg.

Cocker Spaniel Americano

 

O Cocker é brincalhão, facilmente adestrável e convive com pessoas de qualquer idade, por conta da sua paciência e amabilidade. Essa raça também é bastante silenciosa, o que a torna excelente para quem mora em apartamentos. Vale dizer que eles não curtem a solidão.

A sua pelagem espetacular deve ser escovada todos os dias, e é essencial fazer passeios diários com ele. Essa raça teve origem nos Estados Unidos, sua altura podendo ir de 34 a 40 cm, e o peso, entre 10 e 15 kg.

Shar Pei

 

O focinho amassado do Shar Pei é inconfundível! Séria e independente, essa raça tem uma autoconfiança de causar inveja. Até por conta disso, ele não costuma se dar bem com estranhos e precisa de passeios constantes.

As dobras da sua pele precisam de cuidados especiais, para que não surjam irritações, mas ele é um excelente companheiro para apartamentos — contanto que faça exercícios frequentemente. Essa raça também veio da China, e a sua altura varia entre 40 e 50 cm, com um peso de 15 a 25 kg.

Enfim, os cães de porte médio são uma graça, não é mesmo? Basta considerar quais são as necessidades de cada raça e escolher uma — ou várias! Afinal, como vimos, cada pet tem uma vibe própria.

E agora que já conhece as raças mais procuradas de cachorros de médio porte, conheça também 5 raças de grande porte!