Quem tem um cachorro em casa sabe que esses peludos proporcionam uma fiel companhia em todos os momentos, além de muita alegria e diversão. Porém, essa relação também traz responsabilidades. Existem alguns cuidados com o cachorro que são essenciais para que ele tenha uma vida saudável e feliz.

Cada raça tem suas particularidades e requer atenção especial (limpar entre as dobrinhas de um shar-pei, por exemplo). Entretanto, algumas precauções e atividades são universais, pois levam em consideração o comportamento natural dos cães. Ao estar ciente disso e colocando-as em prática, você contribui para a saúde, a segurança e o bem-estar dos peludos.

Vamos apresentar algumas dicas bem legais (e importantes!) sobre os cuidados que você deve ter com o seu amigo cão. Acompanhe!

Garanta uma boa alimentação

A base para ter uma boa saúde é receber uma boa alimentação, certo? Para os peludos também é assim. Cães precisam de diversos nutrientes para se desenvolverem com força e vitalidade.

A melhor maneira de prover uma alimentação saudável é com rações de boa qualidade. Elas são desenvolvidas para suprir as necessidades de cada fase do crescimento, com todos os nutrientes balanceados. Você pode optar também pela alimentação natural para o seu companheiro. Mas esse assunto é um pouco mais extenso e recomendo que você se aprofunde mais para conhecer como se deve preparar e balancear os alimentos para uma dieta rica e saudável.

Lembre-se: o fato de o seu cachorro querer tudo o que você come não significa que ele pode comer qualquer coisa. Esteja atento aos alimentos que nunca devem ser oferecidos a eles!

Conserve o ambiente limpo e seguro

Todos sabem que cachorros amam rolar na terra, na lama, na grama. E isso é super saudável, desde que você dê banhos com a frequência recomendada para a raça e faça a higiene correta após a brincadeira. Entretanto, é fundamental que o ambiente que ele passa a maior parte do tempo esteja limpo. Assim, ele está seguro contra uma série de patógenos que podem provocar doenças e alergias.

Mantenha fora de alcance os objetos que têm potencial de ferir ou intoxicar o seu cachorro. Materiais plásticos, quando mastigados e engolidos, podem ser muito perigosos. Produtos de limpeza e algumas plantas (se ingeridas em quantidade) podem ser letais.

Faça passeios com frequência

De todos os cuidados com o cachorro, esse está entre os mais importantes. É durante o passeio que eles podem fazer suas necessidades, que conseguem liberar toda a energia, brincar com outros cães e interagir com o mundo. Cães são sociáveis e curiosos e o passeio diário proporciona muitas sensações. Além disso, as voltinhas são essenciais para mantê-lo tranquilo e em forma.

Dê brinquedos divertidos e estimulantes

Cachorros também podem se entediar, sabia? E o tédio pode levar a uma depressão canina. Como você não quer isso para o seu amigo, brinque bastante com ele, na rua ou em casa, e ofereça brinquedos que sejam divertidos e que estimulem o seu interesse e as suas habilidades. Mesclar táticas de adestramento com brincadeiras é uma excelente forma de incentivar seus instintos e aprendizados!

Mantenha as vacinas e os vermífugos em dia

Em meio a tantos encontros e passeios, os cachorros são muito suscetíveis à contaminação por vírus, bactérias, fungos, vermes, etc. A melhor forma de mantê-los protegidos das diversas doenças que esses patógenos provocam é garantindo a vacinação e a vermifugação regular.

Para eles também vale a máxima “prevenir é melhor que remediar”. Portanto, leve seu cachorro ao veterinário periodicamente para tomar as doses necessárias das vacinas e fazer um acompanhamento geral da sua saúde. Qualquer dúvida que você tenha, não hesite! O profissional saberá lhe ajudar.

Como você pode perceber, todos esses cuidados são simples e, aos poucos, tornam-se habituais. Criar uma rotina de atividades que garanta o bem-estar dos peludos é uma maneira agradável e prazerosa de retribuir todo o amor que eles têm por nós. Cão saudável é sinônimo de cão feliz!

Gostou do nosso artigo sobre os cuidados com o cachorro? Esperamos que sim! E agora, você precisa deixar seu amigo sozinho em casa, mas está se sentindo inseguro? Então leia estas dicas que preparamos para você!