De pequeno/médio porte, o Beagle é uma raça que, de acordo com a Federação Cinológica Internacional, pertence ao grupo 6 de cães Sabujos e Farejadores.

São cãezinhos adoráveis que amam um petisco, então, não precisa de muito para conquistá-los; basta oferecer um lanchinho e logo eles estarão ao seu lado com uma carinha irresistível.

E por causa de seu tamanho compacto e temperamento alegre, os Beagles são muito populares entre as famílias.

Confira a seguir a ficha do Beagle:

Alegre, sociável e muito travesso, o Beagle é uma raça que pode apresentar um desafio e tanto para os seus tutores.

Origem

O Beagle teve sua origem no Reino Unido, no entanto, foi nos Estados Unidos que a raça foi desenvolvida.

História da raça

Não se sabe ao certo a combinação de raças que deu origem ao Beagle, mas acredita-se que eles descendem da raça Foxhound, também oriunda do Reino Unido.

A raça foi muito usada para ajudar homens a caçar, especialmente os coelhos, mas também eram bons em caçar outros tipos de animais.

E em 1860, a raça foi importada para os Estados Unidos e acabou sendo “aperfeiçoada” para atender aos padrões desejáveis de temperamento e beleza.

Isso fez com que o Beagle se tornasse uma raça reconhecida oficialmente em 1885 pelo American Kennel Club.

Características comportamentais

A fama do Beagle por ser travesso é por causa do seu nível de energia, que precisa ser gasto diariamente, e por sua teimosia. Por isso, é considerado um desafio cuidar desses bagunceiros.

Contudo, é uma raça totalmente dócil, brincalhona, fiel aos seus tutores e adora estar sempre acompanhado.

Além disso, gostam muito de petiscos e onde quer que haja comida, eles estão por perto com uma carinha fofa de pidão. Mas é importante cuidar da alimentação do Beagle, pois ele possui uma forte tendência para ganhar peso.

O instinto aventureiro é outra característica dessa raça. E por causa de seu ótimo faro eles amam explorar e farejar todos os tipos de cheiros.

Características físicas

O macho da raça Beagle pode medir cerca de 36 a 41 cm e pesar de 10 a 16 kg. A fêmea, por sua vez, pode medir cerca de 33 a 38 cm e pesar de 9 a 13 kg.

Essas são medidas aceitáveis conforme o padrão da raça, contudo, pode haver uma variedade em seu peso e tamanho.

Sua pelagem é curta, densa e resistente, podendo ser de colação tricolor, como preto, marrom e branco, ou bicolor, como branco e marrom. Outras combinações de cores também podem ser encontradas, exceto em sua cauda, esta possui a ponta branca.

Já as orelhas do Beagle são sua marca registrada. São longas com as pontas arredondadas, inseridas baixas e caídas rente à face.

De modo geral, seu lombo curto é forte e flexível, além disso, seus membros posteriores são musculosos, bem angulados e com patas compactas e firmes.

O focinho do Beagle não é pontudo, e seus olhos relativamente grandes são da cor marrom escuro ou avelã.

Expectativa de vida

O Beagle pode viver, em média, de 12 a 16 anos.

Curiosidades

Apesar de muitos falarem de sua origem no Reino Unido, houve registros de cães semelhantes ao Beagle na região da Grécia há muito tempo atrás, mais precisamente há 400 anos d.C.

A raça também foi muito popular na realeza, especialmente com a rainha Elizabeth I, a qual tinha como companheiro um Beagle.

Como falamos anteriormente, o Beagle possui um ótimo faro, isso é porque eles possuem cerca de 220 milhões de receptores olfativos, 44 vezes mais receptores do que nós, humanos.

E certamente muitos conhecem o Snoopy, um cachorro personagem de tirinhas criado pelo cartunista Charles Schulz. Mas o que poucos sabem é que o Snoopy é da raça Beagle, com algumas diferenças em seus traços.