O primeiro destaque desta raça é que todos os Chihuahuas são pequenos, e esta é a menor raça pura do mundo.

Como essas miniaturas são os menores das raças pequenas, muitas pessoas os amam, inclusive se tornaram populares entre as celebridades que os carregam em suas bolsas ou mochilas.

Existem Chihuahuas com pelo longo e também os de pelo curto. Chihuahuas são uma raça sensível. Brigar eles pode incentivar ansiedade, característica na qual os cães já são conhecidos.

Os Chihuahuas são capazes de se tornarem mimados a menos que recebam disciplina consistente, especialmente se eles estão tendo dificuldade em aprender. Por natureza, os Chihuahuas têm corpos leves e esquis, então eles facilmente correm rápido antes que seus donos sejam capazes de reagir.

Eles podem ser excelentes cães de alarme, mas poder latir excessivamente a menos que sejam ensinados a permanecer em silêncio. Eles, no entanto, não fazem bons cães de guarda por causa de seu pequeno tamanho.

Também são ótimos cães se você mora em um apartamento. Ao contrário das raças maiores, eles não precisam de muito espaço. No entanto, são cães ativos, por isso esteja preparado para sair e caminhar com eles.

Chihuahuas são cães amigáveis e companheiros. Eles são fáceis de treinar e são especialmente bons para os tutores de cães iniciantes. Eles exigem muito pouco preparo, mas especialmente os de pelo longo devem ser escovados pelo menos duas vezes por semana.

Eles também podem se machucar facilmente devido seu pequeno tamanho. Enquanto as crianças mais travessas brincam com eles fique de olho, ou então, mantenha-os longe.

O tempo frio também afeta os Chihuahuas. Importante considerar ter uma roupa durante o inverno para dar um pouco de calor e proteção. Caminhas com cobertores são muito bem-vindas.

Origem

O Chihuahua é originário do México e leva o nome do Estado de Chihuahua naquele país.

História da raça

Segundo a FCI (Federação Cinológica Internacional), a raça Chihuahua é a menor do mundo.

Essa raça é considerada uma das mais antigas da América do Norte, supostamente trazida pelos chineses, mais especificamente para a região do México.

Algumas descobertas arqueológicas relatam restos de um pequeno cão mumificado, datando de mais de 3 mil anos. Estes supostamente de um Chihuahua.

A raça Chihuahua pertence ao grupo 9, designado aos cães de companhia.

Características comportamentais

O Chihuahua é um cão muito inteligente, esperto e rápido. Adora a companhia de seu dono, atribuindo a ele toda a sua fidelidade e docilidade.

As vezes não é muito amigável nem com estranhos, nem com outros cachorros. Não é um cachorro de muitas brincadeiras, no entanto, é bastante irrequieto, e recomenda-se técnicas de adestramento desde filhote para uma melhora no seu comportamento.

Características físicas

A raça Chihuahua pode alcançar dos 16 aos 20 cm. O peso dessa raça varia dos 500 g aos 3 kg.

Quanto à pelagem, o Chihuahua possui duas variantes: os de pelo curto (macio e brilhante) e os de pelo longo (liso ou ondulado – nas orelhas, pescoço e cauda). Suas cores variam entre os mais diversos tons (do marrom-chocolate ao cinza-prateado ou preto).

Já os olhos têm formato redondo, são grandes e com coloração escura.

Expectativa de vida

Pode viver geralmente de 14 a 18 anos.

Aptidões

É uma raça que possui como aptidões fazer a companhia e a guarda de seus donos.

Curiosidade

Miracle Milly, é conhecida como o menor cachorro do mundo, é uma Chihuahua de 9,65 centímetros. Seguidamente essa Chihuahua figura no Guinness Book.

Mas antes de ter um cachorro dessa raça, aqui vão algumas coisas que você deve saber e relembrar sobre os chihuahuas:

A primeira coisa que você deve saber sobre ele é que precisa de muita atenção. Você deve estar preparado para jogar, interagir e conversar com seu cão.

O Chihuahua é um cão altamente social e tem um vínculo forte com seus donos. Não são cães que gostam de ficar sozinhos em casa o dia todo.

Se você tiver filhos pequenos, o Chihuahua competirá com eles pela atenção. Eles não gostam muito de barulho, apesar de eles próprios fazerem barulho.

Um Chihuahua pode ser mordedor, apesar de não causarem danos graves na maioria das vezes, não é uma raça que faça sentido se você tiver filhos pequenos.

Eles não gostam de mudar de residência. Eles são felizes vivendo suas vidas em um só lugar. Portanto, se você é uma família altamente móvel, deve considerar uma raça diferente.

Se você mudar de casa, primeiro deve estar preparado para um cão chateado.

Outra coisa que você deve saber sobre o Chihuahua é que ele não gosta muito de outros animais de estimação em casa. Claro, você pode ter um peixe, mas se houver outros animais competindo pela sua atenção, seu Chihuahua não ficará feliz.

Os pequenos costumam enfrentar cães com o dobro do seu tamanho e pode haver muitas brigas se você tiver outros animais de estimação em casa.

Ao contrário das imagens que as celebridades projetam com seus cães de bolso, os chihuahuas não gostam de ser carregados. Eles gostam de correr, caminhar e brincar, não sendo um acessório de moda.

Eles não são bons viajantes. Se você estiver viajando em um carro ou avião, esteja preparado para os problemas de seu cão, pois ele não gosta de ficar confinado.

Eles gostam de seu espaço pessoal. O cão é muito territorial e pode dominar seu espaço. Você deve esperar que a raça seja bastante agressiva se um membro da família se intromete no que o cão definiu como seu espaço.

Chihuahuas são saltadores. Você ficará surpreso com a quantidade de problemas que um chihuahua pode se meter dentro da sua cozinha! Eles podem pular mais de meio metro. Lembre-se disso quando estiver arrumando as prateleiras.

Eles ficam resfriados facilmente. Uma coisa que todo proprietário deve saber sobre os chihuahuas é que seu pelo curto e sua estrutura significam que eles não retêm bem o calor.

Seu chihuahua é tenso. Para mantê-lo na linha, é importante manter seus traços de personalidade mais comuns em mente ao tomar decisões de treinamento. Antes de comprar um Chihuahua, saiba o máximo possível sobre o passado dos cães.

Portanto, essas são coisas que você deve saber sobre os chihuahuas antes de tomar a decisão de comprar um.

Esses cães são muitas vezes animais de estimação maravilhosos para os adultos certos.

Embora menor nem sempre seja melhor, Chihuahuas são cães populares e muitos o escolhem.