O Dálmata é uma raça de grande porte muito reconhecida por sua pelagem manchada. A raça pertence ao grupo 6 de Sabujos Farejadores e Raças Assemelhadas, seção 3 de Raças Assemelhadas.

Em 1988, o Dálmata foi uma raça oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club, tornando-se muito popular. E se você deseja ter um Dálmata, saiba que precisará de um local muito espaçoso para que ele seja feliz.

Confira a seguir a ficha do Dálmata:

Independente e atencioso, o Dálmata é uma ótima companhia para os seus tutores.

Origem

O Dálmata é uma raça que se originou na Dalmácia, região da Croácia.

História da raça

A origem dos famosos Dálmatas, como a conhecemos, remonta ao século XVI de pintura e crônicas das igrejas da região de Dalmácia, na Croácia.

Contudo, acredita-se que a raça originou-se no Egito Antigo, onde há pinturas de cães,  próximas às pirâmides, que se assemelham ao Dálmata. Mas tal fato não é comprovado, uma vez que sua primeira aparição foi na Croácia.

Também não se sabe quais foram as combinações de raças que deram origem ao Dálmata. Mas há uma suspeita de que as raças Dogue Alemão e Pointers fazem parte de seus descendentes.

No século XVIII, a raça foi muito popular na Inglaterra, tornando-se um distinto cão da nobreza utilizado como acompanhante de carruagem.

Além disso, também no século XVIII, os Dálmatas foram muito famosos em diversas obras de artes. Em sua maioria, pinturas de governantes ou nobres com o seu querido Dálmata.

Características comportamentais

Inteligente, amoroso e amigável, o Dálmata é muito apegado à família. É uma raça que gosta muito de crianças, mas por ser inquieto e pouco tolerante a puxões, é preciso ter cuidado com crianças pequenas.

Também é uma raça muito enérgica e que não gosta de ficar parada, dessa forma, não deixe de levá-la para passear e praticar algumas atividades que gastem muita energia.

Os Dálmatas não costumam latir muito, em geral, latem quando estão em alerta ou estão muito felizes.

Características físicas

O macho da raça Dálmata pode medir cerca de 56 a 62 cm e pesar de 20 a 32 kg. A fêmea, por sua vez, pode medir cerca de 54 a 60 cm e pesar de 18 a 30 kg.

Seu pelo curto e brilhante, é duro e denso, além de possuir uma coloração básica de branco puro. Contudo, há uma variedade manchada de preto, com manchas pretas, e manchada de fígado, com manchas marrons.

As características manchas da raça são situadas simetricamente por todo o corpo, além de serem bem definidas e sem misturar-se com o fundo branco puro.

Já seus olhos ovais, possuem uma coloração de acordo com as manchas. E suas orelhas são altas, arredondadas e próximas à lateral da cabeça com manchas pretas ou marrons.

Os membros anteriores devem estar em proporção ao tronco que é retangular e com uma garupa inclinada menos de 30⁰.

Já os membros posteriores possuem músculos fortes e desenvolvidos que são proporcionais ao corpo.

Expectativa de vida

O Dálmata pode viver, em média, de 10 a 14 anos.

Aptidões

O Dálmata tem aptidão para ser cão de companhia, mas também pode ser treinado para diversas utilidades.

Curiosidades

As características manchas do Dálmata são, para ele, como uma identidade. Nota-se que em cada cachorro as manchas possuem um padrão diferente.

E uma curiosidade que poucos sabem é que, antigamente, quando os bombeiros usavam carruagens nos Estados Unidos e na Europa, os Dálmatas eram utilizados para ajudá-los.

Eles acompanhavam a carruagem ajudando a abrir caminho e cuidando do equipamento até o retorno dos bombeiros para a estação. Até hoje, a raça é reconhecida pelo Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos por seu trabalho.

Por outro lado, muitos já sabem que a raça é famosa nas telinhas com a animação e o live action de “101 Dálmatas”.

E na época em que Os Dálmatas cuidavam das carruagens, eles afugentavam outros cães e ajudavam a abrir caminho para que a carruagem pudesse passar.