Um cão de família amoroso e grande são ótimas definições para um Golden Retriever. Vamos conferir porquê?

Uma das raças de cachorro mais indicadas para casas com famílias e crianças.

Se um Golden Retriever pudesse falar, eles poderiam dizer: “O que posso fazer por você?” Assim essa raça cativa pessoas que gostam da caça até as brincadeiras, é um belo cão de estimação para família.

Originados em meados da década de 1800, algumas fontes afirmam a Inglaterra como seu país de origem e outras a Escócia. Eles eram usados principalmente para caçar e têm um excelente olfato. Também são excelentes em terapia e como cães-guia.

Eles são chamados de Golden, por causa da sua cor de pelo dourado que lembra ouro. Seus pelos têm um comprimento médio, repelente à água. A pelagem deles exige uma escovação diária para evitar nós e só precisam de banhos ocasionais.

Ativo e brincalhão fora e calmo dentro de casa, o Golden Retriever é considerado uma das melhores raças de cães grandes para ter como animal de estimação da família. Eles são ótimos com crianças e outros cães. A socialização precoce é recomendada com aves e pequenos animais não caninos por causa de seu histórico de caça, mas eles tendem a se dar bem com outros animais também. Eles são extremamente fáceis de treinar, mesmo sendo filhotes. Adoram aprender e aprendem rápido. São melhores para famílias ativas, pois precisam de tempo diário para correr e estar ao ar livre. Se você está procurando por um excelente companheiro de caça, o Golden Retriever é um cão de caça incrível.

Preparamos uma ficha completa sobre ele:

Extremamente dócil e inteligente, sem qualquer traço de agressividade. Calmo, obediente, afetuoso com a família e até com estranhos. Não costuma ser muito agitado, mas precisa de exercícios físicos e espaço. Seu pelo precisa ser escovado diariamente.

Origem

O Golden Retriever é uma raça de cachorro originária da Grã-Bretanha.

História da raça

O Golden Retriever originou-se do cruzamento entre a raça Retriever com a raça Tweed Water Spaniel. Delas o Golden herdou a habilidade de caçar aves ou outros animais, mesmo que na água.

No entanto, somente em 1927 o padrão da raça foi reconhecido e registrado.

A raça Golden Retriever pertence ao grupo 8, designado aos Retrievers, Levantadores e Cães D’Água.

Características comportamentais

Essa raça de cachorro é bastante amável e amigável. Além disso, o Golden Retriever é muito inteligente, calmo e equilibrado.

Se bem treinado, é um excelente cão guia para pessoas cegas, ou ainda como terapia para deficientes motores.

O Golden Retriever é bastante amigável com estranhos, outros cães ou animais.

É um cão que adora companhia e dificilmente late.

Características físicas

Os olhos do Golden Retriever têm a cor marrom escura, bem afastados um do outro.

Quanto ao tamanho, o Golden Retriever pode alcançar dos 51 aos 61 cm. O peso dessa raça pode variar dos 25 aos 31,5 kg.

Quanto à pelagem, esta pode apresentar lisa ou ondulada, bem volumosa, longa e macia. Sua cor deve ser dourada. Alguns cães da raça apresentam pelos brancos no peito.

golden_retriever_cores_dogvibe

Expectativa de vida

O Golden Retriever pode viver em média de 10 a 13 anos.

Aptidões

É uma raça que possui como aptidões caçar, nadar e participar de competições. É também bastante apto para o trabalho.

Curiosidades

A raça Golden Retriever ficou mais famosa em todo o mundo depois do filme “Bud, o Cão Amigo”.

O Golden Retriever foi criado para ser duro e forte. Não deixe a cara feliz e boba enganá-lo. Qualquer Golden vai gostar de ficar em casa ou brincar de luta no chão com sua família, a raça é particularmente adaptável.

Quando filhotes, Golden Retrievers são cheios de energia. Certifique-se de direcionar a necessidade do seu cachorro de mastigar para brinquedos apropriados. Lembre-se, uma perna de cadeira funciona tão bem para eles do que um osso. Os Golden Retrievers são muito treináveis, atléticos e bem-humorados. Eles têm um desejo aguçado de agradar. Você pode encontrá-los com o rabo balançando e olhos brilhando na obediência, agilidade e jogando bola.

Se você está em busca de um cão grande que seja doce, calmo e carinhoso e será bom com famílias que incluem outros cães ou crianças pequenas, é difícil encontrar um cão mais agradável e gentil. Exercícios e brincadeiras são importantes em suas atividades diárias, mas eles serão tão felizes quanto, relaxando dentro de casa com você à noite.

golden_retriever_brincando_e_correndo_dogvibe

Lembre-se, Golden Retrievers são cães caçadores de aves aquáticas, então eles amam um bom jogo de ir buscar ou natação.

Selecionar o animal de estimação certo para você e sua família é uma decisão importante. Existem centenas de raças de cães de todo o mundo, suas escolhas são virtualmente ilimitadas.

Então, se você está procurando um companheiro leal que será ótimo com crianças ou adultos, você definitivamente deve encontrar um criador local e passar algum tempo conhecendo um Golden.