O Jack Russell Terrier é um cãozinho de pequeno porte que faz parte do grupo 3 de cães Terriers, considerada uma categoria de excelentes caçadores.

Trata-se de uma raça hiperativa e curiosa que traz muita alegria para o ambiente, e que está sempre disposta a acompanhar o seu tutor aonde ele for. E apesar de ser um cão inteligente, é uma raça que não aparece no ranking de inteligência do professor Stanley Coren devido a sua teimosia e alta tendência para desobedecer.

Os Jack Russells são muito populares, principalmente na Austrália e na Europa.

Confira a seguir a ficha do Jack Russell:

Cheio de vida, corajoso e inteligente, o Jack Russell Terrier é o pet perfeito para você e sua família.

Origem

O Jack Russell é originário do Reino Unido, no entanto, a raça foi desenvolvida na Austrália.

História da raça

A raça desse adorável cãozinho surgiu no século XIX no Sul da Inglaterra, quando um reverendo chamado John Russell, um entusiasta caçador de raposas, desenvolveu a linhagem da raça Fox Terrier para ajudá-lo a caçar.

Como podemos notar, foi de seu “criador”, John Russell, que veio o nome da raça.

Dizem que o Jack Russell Terrier é uma combinação das raças Fox Terrier e White Terrier Inglês, feita por John Russell.

Não há detalhes sobre o seu desenvolvimento na Austrália, no entanto, sabe-se que foi no país que a raça ganhou a aparência que conhecemos atualmente. E em consequência ao seu tipo heterogêneo, o Jack Russell Terrier não teve o reconhecimento da raça logo de início. Foi só em 1990 que a raça foi oficialmente reconhecida pelo The Kennel Club.

Características comportamentais

O Jack Russell é conhecido por sua personalidade enérgica e brincalhona, por isso, ele não consegue ficar parado e ama correr, brincar e se aventurar. E por ser muito ativo, é necessário mantê-lo sempre em constante atividade, ainda mais se você mora em um apartamento, pois ao ficar entediado, o Jack Russell pode ser bem destrutivo.

Também é uma raça carinhosa e fiel, sempre se dando bem com outros animais e crianças que já são mais crescidas. Contudo, com crianças que são mais novas o Russell pode não ter muita paciência.

Por causa de sua herança Terrier, a raça é determinada e pode ser muito teimosa quando quer. É considerada uma raça difícil para treinar e com pouca aptidão para obedecer.

Características físicas

Tanto o macho quanto a fêmea possuem medidas semelhantes. Eles podem medir cerca de 25 a 38 cm e pesar de 6 a 8 kg.

De modo geral, o Jack Russell é mais comprido do que alto, fazendo com que tenha um formato retangular.

O lombo dessa raça deve ser curto e musculoso, com suas partes posteriores também musculosas e proporcionais aos ombros que são inclinados para trás.

Sua pelagem é curta e pode ser lisa, quebradiça ou áspera, apresentando uma coloração de um branco predominante com manchas pretas ou castanhas de tons variados.

Os olhos do Jack Russell são pequenos, escuros e com as características pálpebras pigmentadas de preto. Já suas orelhas, são caídas ou em botões.

Expectativa de vida

O Jack Russell Terrier pode viver, em média, de 10 a 15 anos.

Aptidões

A princípio, a raça foi criada para caçar raposas, sendo considerado cão de caça. Contudo, também é um excelente cão de companhia.

Curiosidades

O “criador” do Jack Russell Terrier, o reverendo John Russell, foi um dos membros fundadores do The Kennel Club, tornando-se um juiz respeitado.

Mas como vimos anteriormente, isso não facilitou para o reconhecimento rápido da raça Jack Russell pelo The Kennel Club.

Outra curiosidade que merece destaque é que, na Austrália, onde a raça é muito popular, há relatos de que esses cãezinhos adquiriram a habilidade de saltar como os cangurus.

Especialistas confirmam que o salto do Russell pode ultrapassar até 5 vezes o seu tamanho.

Além disso, o Jack Russell Terrier ficou muito famoso devido ao personagem “Milo”, representado pela raça no filme “O Máscara”, o qual foi protagonizado por Jim Carrey.