Shih Tzu – Os companheiros da realeza

A raça Shih Tzu é muito querida por todos. Afinal, a personalidade forte e aqueles olhinhos amendoados conquistam qualquer pessoa não é mesmo?

A raça foi originalmente um cão do povo chinês e eles foram considerados realeza por lá. Morando dentro do palácio como animal de estimação, o Shih Tzu era altamente valioso. Aliás, ainda hoje, essa raça em especial se apresenta em alta.

O Shih Tzu é um cão animado, orgulhoso e muito adorável. É uma das raças de cães mais populares do planeta por vários motivos.

Geralmente são amigáveis ​​e autoconfiantes. Ele é o tipo de cão que espera ser tratado como um rei e quer que você saiba disso. Eles podem ficar com ciúmes facilmente.

Os Shih Tzus são excelentes cães de guarda. Sua natureza alerta e ativa significa que são excelentes alarmes. Mas atenção, um Shih Tzu malcriado pode ser barulhento e mal-humorado.

Veremos sua ficha a seguir:

Origem

O Shih Tzu é uma raça de cachorro originária do Tibet.

História da raça

A raça Shih Tzu é considerada uma das raças mais antigas do mundo. Essa raça originou-se do cruzamento do Lhasa Apso (Tibet) com o Pequinês (China) há muitos séculos.

Ele era um cão de companhia, nas caravanas que iam para a China. Da mesma forma, era encontrado nos monastérios, pois muitos acreditavam que essa raça trazia sorte, sendo considerado um amuleto.

Os povos antigos o ofereciam como presente ao visitante mais importante.

De acordo com a CBKC, o Shih Tzu pertence ao Grupo 9, designado aos cães de companhia.

Características físicas

Quanto ao tamanho, o Shih Tzu pode alcançar até 26,7 cm. O peso dessa raça pode variar dos 4,5 aos 8,1 kg.

Em relação à pelagem, esta deve ser lisa, longa e vasta. É uma raça que pode apresentar uma grande variedade de cores. Geralmente, apresenta uma mácula branca na testa e na ponta da cauda.

Os seus olhos geralmente são pretos e grandes, sem que apareça a parte branca.

raça shih tzu

Expectativa de vida

O cão da raça Shih Tzu pode viver em média de 11 a 14 anos.

Aptidões

É uma raça que possui como principal aptidão alertar o seu dono sobre qualquer indício de movimento ou barulho.

Curiosidade

Como citado nas lendas, os Shih Tzus dormiam nos pés dos nobres chineses.

Ele é um cachorro de estimação, caracterizado por sua postura orgulhosa e robusta embora pequeno – esta raça de cachorro é uma das mais populares das raças pequenas.

Você sabia que ele foi originalmente criado para se parecer com um leão? Daí vem o seu nome Shih Tzu, de origem chinesa que significa “pequeno leão”, porém há controvérsias quanto a isso, alguns relatos dão a entender de que o nome venha de Xi Shi, considerada uma das mulheres mais bonitas da China antiga.

A atitude real da raça Shih Tzu é o resultado de sua longa e distinta história. Testes de DNA recentes confirmaram o que os pesquisadores já suspeitavam – o Shih Tzu é uma das mais antigas raças de cães. Tão antiga a ponto de não ser possível datar com certeza seu primeiro aparecimento.

Não é necessário muito treinamento para incutir um sentimento de orgulho nesta raça. Divertido como animal de estimação, mas também muito competitivo em shows; ele também já foi exibido em várias das principais competições de exposições de cães.

O Shih Tzu é definitivamente um ótimo animal de estimação para uma pequena casa ou para quem procura um pequeno companheiro.

O temperamento desta raça é calmo, mas afetuoso e brincalhão. Eles não são muito territoriais com outras raças de cães e confiam nas pessoas ao seu redor.

Muitas pessoas definem o Shih Tzu como o animal brincalhão perfeito que late apenas quando necessário. Seu senso de perigo é aguçado e eles são capazes de detectar ruídos ou alarmar seu dono se alguém estiver na porta.

Se você está pensando em ter um filhote de cachorro Shih Tzu – parabéns! Este cão adorável e leal provavelmente se tornará uma parte importante e estimada de sua família.

Os Shih Tzus são uma raça popular, amplamente amada e um ótimo companheiro real.