O Spitz Alemão é um dos favoritos entre os cães pequenos. Seu rosto cativante como de uma raposa e pelo de ursinho fofo são quase irresistíveis. No entanto, não é aquele tradicional cão de colo quieto e agarrado. O mais independente das raças de companhia, o Spitz Alemão não se apega tanto assim aos seus donos.

Esta raça é pequena mas, sua personalidade é gigante. Estes pequenos ativos são notoriamente animados, curiosos e ocupados. Se você está procurando um cão engraçado e pequeno, então ele é para você.

Por ter uma personalidade muito engraçada, suas travessuras vão fazer você rir sem parar. Acho que esses cães têm um sexto sentido quando se trata disso. Eles fazem doces gestos espontâneos que você não consegue deixar de colocar um sorriso no rosto.

Origem

O Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia é uma raça de cachorro originária da Alemanha.

História da raça

O Spitz Alemão é descendente dos cães puxadores de trenó originados na Irlanda e Lapônia, só que, com o decorrer do tempo, foram diminuindo de tamanho.

Ao chegar à Inglaterra, recebeu também o nome de Lulu da Pomerânia.

Esse cão tornou-se popular, quando a Rainha Vitória o trouxe da Itália. Antes, os cães da corte eram grandes, na cor cinza, parecidos com lobos. Ao conhecerem o Spitz Alemão, todos os da alta nobreza passaram a adorá-lo.

A raça Spitz Alemão pertence ao grupo 5, designado aos Spitz e Tipos Primitivos.

Características comportamentais

O Spitz Alemão é muito ativo e brincalhão. Também é muito inteligente e autoconfiante. No entanto, desde cedo o seu dono deve impor a ele limites para que não se torne agressivo.

Não gosta de ficar sozinho, caso contrário pode entrar em depressão.

Não é muito amigável com estranhos, nem com outros cães.

Se irritado, é um cão que late incansavelmente.

Características físicas

Quanto ao tamanho, o Spitz Alemão pode alcançar dos 20 aos 27 cm. O peso dessa raça pode variar dos 9 aos 20 kg.

Quanto à pelagem, esta é dupla, sendo a externa áspera e longa. Suas cores podem variar entre a branca, preta, cinza, laranja e marrom.

Já os olhos são alongados e escuros.

Expectativa de vida

O Spitz Alemão pode viver em média de 12 a 16 anos.

Aptidões

É uma raça que possui como principal aptidão caçar.

Curiosidade

Você sabia que é comum os Spitz mudarem de cor? Isso porque aos quatro meses eles trocam os pelos de filhotes para os de adultos e é aí que a cor começa a chegar e só terão sua cor definitiva entre um ano e meio a dois anos de idade.

Ideal para quem vive em espaços pequenos, os Spitz são ótimos cães de apartamento.

Eles não precisam de muito exercício e passam a maior parte do dia tirando cochilos. No entanto, esteja preparado para mantê-los entretidos enquanto estão acordados.

Os Spitz são cheios de energia e precisam ser entretidos ou podem desenvolver problemas comportamentais e hábitos destrutivos.

Eles são mastigadores notórios, embora com a devida estimulação este comportamento possa ser cuidado com alguns brinquedos de mastigação deixados por perto.

Não se preocupe com a relação entre ele e outros animais de casa. Desde que sejam devidamente socializados, eles se dão bem com outros cães e gatos.

No entanto, considere a sanidade de seus vizinhos antes de se comprometer com mais de um. Eles são cães vocais (fêmeas menos do que os machos) e quando em grupos o eco do latido pode se tornar um pouco demasiado.

Embora sejam fofos e adoráveis, os Spitz exigem muita atenção. Junto com suas necessidades de entretenimento, o pelo macio, grosso e o pelo externo mais grosso ainda precisam ser preparados diariamente ou então eles desenvolvem emaranhados.

Esse pelo também torna os Spitz inadequados para climas mais quentes se passarem longos períodos de tempo fora de casa. São volumosos e compõem cerca de 50% do seu tamanho aparente e são propensos a superaquecimento.

Surpreendentemente, essa raça é um ótimo cão de guarda. Eles têm um caso clássico de cachorro grande preso em um corpo pequeno. Eles são arrogantes e comandantes e raramente recuam de qualquer coisa.

Seu retumbante latido de aviso pode ser ouvida de longe, embora seu tamanho minúsculo não consiga parecer como uma ameaça. Eles tendem a ser reservados com estranhos e podem latir excessivamente para novas pessoas.

É uma boa ideia começar a obediência, treinar cedo e ensinar seu Spitz Alemão a latir algumas vezes como um alerta, mas depois se acalmar.

Uma nota de cautela: este pequeno tem personalidade forte e as peculiaridades fofas do seu filhote podem facilmente se tornarem comportamentos inapropriados se eles não forem educados de forma correta.

Esses pequenos trapaceiros precisam saber que o tutor é o líder ou eles não vão ouvir. Eles podem se tornar exigentes, insistentes e mal-humorados se forem permitidos reinarem e ter comportamento livre.

E enquanto esses cães são bons companheiros para os mais velhos, eles devem ser monitorados de perto em torno de crianças muito pequenas. No entanto, eles ficam bem perto de crianças mais velhas e comportadas.

Spitz também são propensos a certas doenças físicas. A perda precoce de dentes pode ser um problema, por isso, embora seja tentador dar alguns alimentos e guloseimas de mesa, a parte principal de uma dieta de Spitz Alemão deve ser composta de alimentos secos para cães para manter os dentes e gengivas em bom estado.

Você também deve ter certeza de que seu veterinário faça a limpeza regular dos dentes. Problemas de pele e infecções oculares também podem aparecer especialmente com sua idade mais avançada.

Mas não deixe que esses problemas sejam decisivos. Ao escolher esta raça, tenha em mente que cada uma delas vem com suas próprias características, e com a mistura certa de disciplina e amor suas melhores versões vão aparecer.

Produtos da Raça

Confira produtos especiais que temos desta raça pra você curtir!