Você sabe a felicidade que é chegar em casa e ser recebido pelo seu amigo peludo abanando o rabo e latindo alegremente, não é mesmo? Então, com certeza é estranho se deparar com um cachorro triste, acanhado, sem vontade de brincar ou comer. O que será que deixou o seu pet assim? É possível solucionar esse problema?

Neste post, vamos tentar responder a essas perguntas para ajudar seu companheiro a sair da “bad”. Continue a leitura e confira!

Como perceber que o seu cachorro está triste?

Alguns cães realmente são mais calmos do que outros. Por mais que estejam super felizes, eles vão demonstrar isso de maneira um pouco menos efusiva. Mesmo nesses casos, a apatia ainda é o sinal mais claro de que o seu pet precisa de uma atenção especial.

Ou seja, se o seu cachorro era muito hiperativo e passou a ser extremamente calmo, você deve ficar de olho. Se o seu cão já era tranquilo, mas passou para um estado de total paradeza, fique alerta.

Outro ponto que deve ser considerado é a alimentação. Assim como nós humanos, os animais tendem a expressar as suas frustrações e os seus sentimentos na comida. Eles podem ir para dois extremos: não comer nada ou comer demais. Vale a pena observar como está o potinho de comida e a água dele.

Um sinal ainda mais claro é o choro. Se o seu companheiro vive chorando pelos cantos, sem motivo aparente, é essencial reavaliar como foi a rotina da casa ultimamente. Teve alguma mudança brusca no dia a dia (novo emprego, nova casa, viagem, entre outros)? Aconteceu alguma coisa que poderia ter traumatizado o seu pet? Você está triste e acha que o seu amigo está refletindo o seu estado emocional?

Os cães são animais afetuosos e muito sensíveis ao que acontece, não só com eles, mas também com as pessoas e os outros animais que os rodeiam. Por isso, é fundamental prestar atenção em tudo o que pode ter causado essa alteração de comportamento.

Como reverter essa situação?

Agora que você sabe identificar o problema, será mais fácil achar uma solução. Veja algumas atitudes simples que você pode ter com o seu pet para que ele deixe de ser um cachorro triste!

Passeie mais com o seu cão

Não é nenhuma novidade: cachorros adoram sair e ver coisas diferentes. Muitas vezes, a tristeza pode ser apenas um sinal de que o seu melhor amigo sente falta de um tempo de qualidade ao seu lado.

Sendo assim, pegue uma coleira, uma tag de identificação (afinal, a segurança vem em primeiro lugar) e leve o seu parceiro para dar aquela volta caprichada. Acredite: isso vai fazer uma enorme diferença e ele vai agradecer depois.

Deixe o seu pet perto de boas companhias

O seu peludo, assim como os humanos, também precisa ter um círculo social cheio de amizades. Que tal levá-lo para conhecer outros pets e até outras pessoas? Lugares pet friendly são ótimos para esse tipo de socialização, por exemplo.

Mas, se o seu companheiro não curte muito ficar perto de estranhos, deixe-o mais próximo das pessoas ou dos animais com que já está acostumado. Pode ser que ele esteja com saudades. Se o seu pet adora a sua irmã, por exemplo, aproveite para convidá-la para uma visita.

Dê bastante carinho

Cuidado nunca é demais. Sabemos que a sua rotina é puxada e que, na maioria das vezes, a preocupação toma conta da sua cabeça. Mas, não deixe de dar amor e atenção para o seu melhor amigo. Lembre-se: você é simplesmente tudo para ele.

Procure ajuda

Se mesmo com as nossas dicas o seu cão ainda estiver triste, vale a pena procurar uma ajuda especializada para orientar e tratar o problema desde a raiz. Há muitos profissionais capacitados no mercado para lidar com a tristeza canina. Além disso, tratamentos, como a acupuntura veterinária e o uso de florais, podem ser muito úteis.

Se você gostou deste artigo sobre como lidar com um cachorro triste, não pare por aqui. Leia o nosso post sobre os psicólogos de cachorro e saiba como esse profissional pode ser um grande aliado para o seu companheiro de aventuras!