E aí pessoal, tudo certo? No artigo de hoje vamos falar sobre um assunto de extrema importância. Só quem já passou pela experiência de ver que o cachorro fugiu de casa sabe o desespero que é não ter notícias sobre o peludo e não saber nem mesmo se um dia ele vai voltar.

Os dogs são tidos como parte da família e verdadeiros companheiros. Por isso, não é difícil imaginar o tamanho desespero em uma situação de fuga. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar essa situação e uma delas é garantir que seu cão esteja sempre devidamente identificado com uma tag onde tenha as principais informações sobre ele e seus tutores. Mas sabemos também que acidentes acontecem.

Pensando nisso, vamos mostrar neste post que é possível, sim, encontrar seu amigo! Vamos lá?

Percorra as proximidades do local de desaparecimento

A primeira coisa a se fazer é percorrer as redondezas do desaparecimento chamando pelo nome do seu dog. Procure em todos os locais possíveis que um cachorro assustado poderia se esconder: becos, arbustos, embaixo de carros ou qualquer outro lugar que seu cão caiba.

Mostre fotos para as pessoas que estiverem na rua e nos comércios perguntando se alguém viu o animal e deixe seu contato caso alguém tenha alguma notícia.

Distribua folhetos impressos

Se a busca nas redondezas não for suficiente, faça folhetos e imprima várias cópias para fixar nos postes e nos murais de anúncios dos prédios.

Ademais, deixe-os em estabelecimentos da região e entregue em todas as clinicas veterinárias e pet shops que tiverem por perto. Em muitos casos os animais são levados para esses lugares.

Lembre-se de colocar as seguintes informações:

  • foto com boa qualidade;
  • nome que o animal atende;
  • características físicas – raça, sexo, idade, tamanho, cor etc;
  • dia que foi perdido;
  • local de desaparecimento – rua, bairro, parque etc;
  • informações de contato – nome do tutor, telefone, e-mail etc.

Essas são as informações básicas para as pessoas conseguirem identificar o animal e entrar em contato com os tutores. Há ainda quem ofereça recompensas. Nesse caso é importante não informar o valor no anúncio, pois pode ser alvo de trotes, atrapalhando as buscas e atraindo até mesmo pessoas com más intenções.

Crie um post na internet e nas redes sociais

Sabemos muito bem do enorme poder que a internet tem e nesses momentos é preciso saber usá-la da forma correta. Inclusive são inúmeros os casos de cães encontrados usando essa ferramenta. Além de criar um post com as mesmas informações que o folheto impresso, é possível incluir mais fotos que ajudem na identificação do animal.

Peça ajuda para pessoas influentes que tenham bastante visibilidade e para conhecidos da região compartilharem em suas redes sociais, a fim de atingir o maior número de pessoas.

Além disso, exitem alguns sites que podem ajudar nessa missão:

Informe as pessoas que trabalham nas redondezas

Outra dica muito importante é pedir ajuda para as pessoas que trabalham na região, como carteiros, entregadores e garis. Elas costumam percorrer boa parte da cidade e podem ajudar com a distribuição dos folhetos, além de ficarem atentas caso encontrem alguma pista do fujão.

Por mais que seja um momento delicado e de muita preocupação, é preciso agir com calma, mas de forma ágil para encontrar o peludo o mais rápido possível. Então, se o seu cachorro fugiu, siga essas dicas que passamos que temos certeza que dará tudo certo e ele será encontrado!

Lembrando que é sempre importante que seu dog esteja devidamente identificado para ajudar nesse tipo de situação e a Dog Vibe oferece diversas opções de tags em tamanhos e cores diferentes para todos os portes. Além de incríveis e cheios de estilo, os modelos já são entregues com os dados gravados de forma que não apagam com o tempo.

E aí, se o cachorro fugiu, você saberá como proceder, certo? Agora, que tal conferir o artigo que preparamos com tudo que você precisa saber sobre as vantagens do adestramento? Aproveite!