E aí pessoal, tudo certo? Hoje vamos falar um pouco sobre a importância da identificação para cachorro e quais informações devem constar para garantir que nossos amigos peludos voltem em segurança para casa. Vamos lá?

Sempre que vemos um cachorro sozinho na rua, a primeira coisa que fazemos — depois de muita festa e cafuné — é reparar se ele possui alguma coleira para saber se tem família. Mas de que adianta ter coleira sem uma tag de identificação com as informações sobre ele?

Agora, imagine outro cenário: o seu cachorro acaba se perdendo e não há nenhuma identificação que facilite que ele seja encontrado. Terrível, não é mesmo?

Nesse contexto, as tags surgem como uma importante opção para garantir a segurança do seu pet. Elas podem ser divertidas ou cheias de estilo, mas o principal é que contenham as informações básicas para facilitar a volta do seu companheiro sã e salvo para casa.

Vale ressaltar que pesquisas indicam que 98% dos cães encontrados nas ruas estão sem identificação. Já 90% dos donos de cães e gatos perdidos, acreditavam que isso jamais poderia ter acontecido. Apesar de assustadores, esses números podem diminuir rapidamente com o uso da identificação.

Se você não sabe direito quais informações inserir nessas tags, não se preocupe. Preparamos este artigo com tudo que você precisa para garantir a segurança do seu pet. Confira!

Informações necessárias

Quando for comprar uma tag de identificação para seu pet, pense como se você tivesse acabado de encontrar um cachorro perdido na rua. O que gostaria de saber sobre ele e o que seria necessário para devolvê-lo aos tutores?

As principais informações são: nome do pet e telefone para contato. Se os tutores costumam viajar muito ou passam boa parte do dia em lugares onde o celular não tem sinal, é importante colocar também o contato de algum amigo ou familiar como alternativa.

No mercado existem produtos que possuem a informação de contato no formato QR Code, mas na ideia de que o sistema é moderno, você pode complicar mais a vida de quem encontra o pet. Imagine se ele fosse encontrado por uma pessoa que não possua celular com leitor de QR Code, acesso a internet ou nem mesmo saiba o que isso significa? E se a pessoa não puder esperar muito tempo com o seu pet na rua porque está indo a algum compromisso? Facilitar o contato é obrigação nossa e temos que pensar que quem encontra o pet pode estar em diversas situações diferentes, e isso pode significar a diferença entre entrar em contato com você ou simplesmente deixar pra lá e ir embora. Um número de telefone permite que a pessoa ligue até mesmo à cobrar pra você, facilitando demais esse contato.

Verso de um dos nossos modelos tradicionais

Cuidados com a identificação

Que o cão é muito amigo e companheiro, todos sabemos, mas isso não impede que eles deem aquela fugidinha às vezes — seja por ter esquecido uma porta aberta ou durante um passeio.

Por isso, é importante usar produtos com material de boa qualidade para que as informações fiquem legíveis, além de sempre conferir se o pet está com a tag na coleira fixada de forma correta, já que no meio das brincadeiras e farras do dia a dia, ela pode acabar caindo.

Use mesmo em casa

Um erro muito comum é achar que quando o animal não sai de casa, não precisa usar a identificação, mas vale lembrar que não é só durante os passeios que os espertinhos dão aquela fugidinha. Além disso, não precisa se preocupar, pois ela não causa nenhum desconforto para os pets. E você ainda pode manter a identificação usando uma corrente ao invés de uma coleira, que vai deixar ele mais confortável ainda.

Não pense que seu cachorro nunca vai fugir porque “ele ama você demais e recebe tudo de bom e do melhor”. As fugas ocorrem basicamente por questões hormonais ou instintivas e, por mais que eles tentem voltar depois, pode ser que não encontrem o caminho de casa. O mesmo cuidado deve ser tomado com os gatos que costumam dar suas voltas a noite, e muitas das vezes ficam muitos dias fora de casa.

Infelizmente, não podemos prever acidentes, mas usando uma identificação para cachorro ou gato com as informações certas fica muito mais fácil garantir uma volta segura para casa. Além do mais, quem resiste a um dog com uma tag toda estilosa pendurada no pescoço?

E ai, curtiu? Já ajudamos muitos pets a voltarem pra casa em segurança com nossas tags. Aqui na Dog Vibe, fabricamos centenas de modelos diferentes em materiais de alta qualidade e em diversas cores, com gravação em baixo relevo de alta definição. Eles são incríveis e já são entregues com o nome e os dados de contato gravados de forma que não apaguem com o tempo. Corre lá pra conferir!