O Bull Terrier é uma raça pertencente ao grupo 3 de Terriers, seção 3 de Terriers do Tipo Bull.
Muitos confundem a raça com o temido Pit Bull, mas a única ligação que possuem são seus ancestrais da categoria Bull. E sua aparência diferenciada chama a atenção onde quer que ele vá, e lhe confere um aspecto de seriedade.
A raça ocupa o 28⁰ lugar no ranking de popularidade no Brasil. Corajoso e divertido, o Bull Terrier é um ótimo amigo para os seus tutores. Confira a seguir a ficha do Bull Terrier:
Origem
A origem do Bull Terrier é da Grã-Bretanha, mais especificamente de Birmingham.
História da raça
Na década de 1860, o irlandês James Hinks, que viveu em Birmingham, criou a raça Bull Terrier. Não se sabe ao certo quais raças ele usou para a padronização, mas acredita-se que tenha usado o Bulldog Inglês, o Dálmata, o Terrier Branco Inglês e até mesmo a raça Greyhound.
E apesar de muitos o considerarem um cão de caça, o Bull Terrier foi muito utilizado como cão de luta, uma prática atualmente proibida, felizmente.
A raça foi reconhecida oficialmente em 1885 pelo American Kennel Club, e pouco depois, em 1887, foi formado o Bull Terrier Club.
O Bull Terrier perdeu a sua popularidade antes da Primeira Guerra Mundial e, em 1918, foram removidos do registro do Kennel Club.
Características comportamentais
O Bull Terrier tem um temperamento equilibrado e pode ser facilmente treinado. Ainda assim, é uma raça obstinada que requer muita disciplina.
Inteligente e alegre, a raça adora brincadeiras e passeios. E a aparência do Bull Terrier e seu carisma, faz com ele conquiste muitas pessoas.
São ótimos com as crianças maiores, mas, devido a sua constituição forte, é melhor ter cuidado com as crianças pequenas. Já com os animais, o Bull Terrier pode não ser tão amigável assim.
Esses cãezinhos não gostam de ficar sozinhos e apreciam uma boa companhia.
Características físicas
O Bull Terrier é uma raça que não possui padrões de peso e altura. No entanto, é preciso que seu tamanho dê uma impressão de substância, de acordo com seu sexo e qualidades.
Sua cabeça característica é longa e profunda até o final do focinho, e vista de frente, mais parece com um ovo. Suas orelhas são pequenas, finas e ficam eretas quando direcionadas para cima.
Os olhos do Bull Terrier também são destaques com sua aparência estreita e triangular. E sua trufa deve ser preta e bem inclinada para baixo.
De modo geral, seu tronco é arredondado e com um perceptível arqueamento das costelas. Seus membros possuem uma posição sólida e são fortes e musculosos.
Sua pelagem é curta, densa e áspera ao toque. Quanto à sua coloração, é comum os Bull Terriers serem puro branco ou branco com manchas e até mesmo coloridos. Estes últimos podem ser tigrados, tons fulvos (castanho-amarelado) e tricolor.
Expectativa de vida
O Bull Terrier pode viver, em média, de 10 a 15 anos.
Aptidões
O Bull Terrier é considerado um cão de companhia, embora, muitos possam atribuir a aptidão de caça para a raça.
Curiosidades
Na época de sua criação, os Bull Terriers ficaram muito populares como cães de companhia de jovens cavalheiros que desejavam um cão que parecesse “másculo”. Isso fez com que a raça fosse reconhecida como “White Cavalier”, traduzido para Cavaleiro Branco.
Além disso, em uma cidade no Alaska, uma Bull Terrier chamada Patsy Ann, ficou reconhecida por sempre anunciar a chegada de barcos no porto local. Ela acabou ganhando uma estátua no porto onde ficava.
Os Bull Terriers também foram os queridinhos das telinhas. A raça foi representada em em Toy Stoty com o personagem Scud, e também aparece como Sparky, um cãozinho do filme Frankenweenie de Tim Burton.
E na década de 80, o Bull Terrier ficou famoso após a marca de cerveja Budweiser usar um cão chamado Spud Mackenzie em seus comerciais.
A raça é a única que possui os olhos triangulares e estreitos.