Para cães e outros animais de estimação, os brinquedos não são um luxo, mas uma necessidade.

Os brinquedos são importantes para o bem-estar do seu cão. Eles ajudam a combater o tédio quando você precisa deixar seu amigo em casa e proporcionam conforto quando ele está nervoso. Os brinquedos podem até ajudar a impedir que seu cão desenvolva certos comportamentos problemáticos.
Embora os gatos possam ser bastante exigentes com os brinquedos, os cães costumam estar mais do que dispostos a brincar com qualquer objeto em que possam colocar as patas. Isso significa que você precisará ser particularmente cuidadoso ao monitorar o tempo de brincadeira do seu cão para evitar atividades “não programadas”.

Garantir a segurança

Muitos fatores contribuem para a segurança ou perigo de um brinquedo, e vários deles dependem do tamanho, nível de atividade e preferências do seu cão. Outra coisa a considerar é o ambiente onde seu amigo passa o tempo. Embora não possamos garantir a segurança de nenhum brinquedo específico, podemos oferecer as seguintes diretrizes.

As coisas que geralmente são mais atraentes para os cães são muitas vezes as mais perigosas. Deixe sua casa à prova delas removendo barbantes, fitas, elásticos, brinquedos infantis, meia-calça e outros itens não comestíveis que possam ser engolidos.

Certifique-se de comprar brinquedos de tamanho adequado para o seu cão. Brinquedos muito pequenos podem ser facilmente engolidos ou alojados na sua garganta.

Supervisione a brincadeira do seu amigo com brinquedos barulhentos: seu cão pode sentir que deve encontrar e destruir a fonte do chiado, o que significa que pode ingeri-lo se não for vigiado.

Evite brinquedos que não sejam “à prova de cães”, removendo partes que possam ser mastigadas e ingeridas. Descarte os brinquedos quando eles começarem a quebrar em pedaços ou estiverem rasgados. Os brinquedos macios devem ser laváveis na máquina.

Brinquedos recomendados

Brinquedos ativos

Brinquedos de Nylon, como produtos do tipo Benebone e PetQuerks, vêm em várias formas e tamanhos e são divertidos para roer e transportar. Para cães que gostam de cabo-de-guerra e mastigar texturas interessantes, brinquedos de corda e tecidos geralmente estão disponíveis em forma de “osso” com pontas atadas.

Bolas de tênis são ótimos brinquedos para cães, mas não resistem a mordidas muito bem. Descarte todas as bolas de tênis que foram mordidas, pois elas podem representar um risco de asfixia para o seu animal de estimação.

Brinquedos de distração

Brinquedos do tipo interativos, especialmente quando cheios de guloseimas quebradas, podem manter um filhote ou cachorro ocupado por horas. Adicione ração ou petiscos para que ele fique envolvido com o brinquedo.

Brinquedos de conforto

Brinquedos de pelúcia macios e pillows são bons para vários propósitos, mas não são apropriados para todos os cães. Aqui estão algumas dicas para escolher o brinquedo de pelúcia certo:

  •  Alguns cães gostam de carregar brinquedos macios. Se o seu cão vê o brinquedo como companheiro, escolha um que seja pequeno o suficiente para carregar.
  • Alguns cães querem sacudir ou “matar” seus brinquedos, então escolha um que seja grande o suficiente para evitar a ingestão acidental e resistente o suficiente para resistir aos ataques do cão. Roupa suja, como uma camiseta velha, fronha, toalha ou cobertor, pode ser muito reconfortante para um cachorro, especialmente se o item cheirar a você! Mas lembre-se que o item pode ser destruído a qualquer momento.

Fazendo os brinquedos durarem

Troque os brinquedos do seu cão semanalmente, disponibilizando apenas alguns brinquedos de cada vez. Mantenha uma variedade de tipos facilmente acessíveis. Se o seu cão tem um favorito, como um brinquedo macio e confortável, você pode deixá-lo de fora o tempo todo.

Forneça brinquedos que sirvam a uma variedade de propósitos – dê ao seu cão pelo menos um brinquedo para carregar, um para sacudir, um para rolar e outro para conforto.

Os brinquedos “encontrados” costumam ser muito mais atraentes do que os brinquedos que são obviamente introduzidos. Um jogo de encontrar brinquedos ou guloseimas é uma boa atividade para o seu cão em dias chuvosos, consumindo energia sem a necessidade de muito espaço.

Muitos dos brinquedos do seu cão devem ser interativos. A brincadeira interativa é muito importante para o seu cão porque ele precisa de um “tempo com as pessoas” ativo, o que aumenta o vínculo entre você e seu animal de estimação. Experimente bolas, discos voadores e outros brinquedos que ajudem a fortalecer o vínculo entre pessoa e animal de estimação.

Se seu cachorro curte piscina, brinquedos do tipo Aquatoy são excelentes para se divertir especialmente em dias de calor.

Ao se concentrar em uma tarefa específica – como devolver uma bola ou Frisball repetidamente ou brincar de “esconde-esconde” com guloseimas ou brinquedos – seu cão pode gastar energia mental e física reprimida do tédio em uma quantidade limitada de tempo e espaço. Para cães jovens, de alta energia e não treinados, a brincadeira interativa também oferece uma oportunidade de socialização e os ajuda a aprender sobre comportamentos apropriados e inadequados, como pular ou falar.