Se você possui um cachorro, provavelmente já se perguntou “De quanto exercício um cachorro precisa todos os dias?” Dependendo da sua agenda, essa pergunta às vezes pode soar mais como “De quanto exercício um cachorro realmente precisa todos os dias?”

Tal como acontece com as pessoas, a resposta varia de cão para cão e depende da idade, saúde e raça. No entanto, existem algumas diretrizes de forma padrão que você pode seguir para garantir que seu cachorro esteja fazendo todo o exercício de que precisa.

Quanto exercício diário um cachorro precisa?

Talvez você tenha notado que seu cachorro tenha casos de “zoomies” várias vezes ao dia. Os “zoomies” são sintomas que incluem corridas loucas pela casa, pular para cima e para baixo do sofá em casa sem nem mesmo olhar por onde anda ou perder completamente o controle no que parece ser um ataque total de loucura.

Os filhotes geralmente têm mais energia do que os cães adultos e, portanto, exigem mais exercícios em rajadas curtas – como os “zoomies”. Como os filhotes estão em constante crescimento, incluir várias caminhadas curtas ou sessões de brincadeiras ao longo do dia é uma escolha mais segura do que fazer uma caminhada muito longa, pois isso pode ser muito difícil para o corpo em desenvolvimento do seu filhote. Em última análise, cada filhote é diferente, e quanto mais tempo você passar com seu filhote, mais você aprenderá sobre quanto exercício ele precisa para mantê-lo feliz!

Converse com seu veterinário sobre a quantidade de atividade diária é mais adequada para seu filhote e não se esqueça de que o exercício é uma ótima maneira de treinar e socializar seu novo cão.

De quanto exercício um cão adulto precisa?

A raça do seu cão influencia fortemente o nível de atividade física que ele precisa. Raças de alta energia, como Border Collie e Golden Retriever, exigem muito mais exercício do que raças de baixa energia como o Buldogue Inglês ou Basset Hound.

Os requisitos de exercício de uma raça são importantes para se ter em mente ao escolher um filhote. Não é uma boa ideia comprar uma raça de cachorro ativa se você não tem um estilo de vida ativo, e também não é realista esperar que seu Poodle Toy se junte a você para o treinamento de maratona – a menos que você o esteja empurrando em um carrinho.

A saúde do seu cachorro também é importante. Se o seu cachorro adulto tiver uma condição médica, como displasia da anca, problemas cardíacos ou respiratórios, fale com o seu veterinário sobre uma rotina de exercícios adequada que o ajude a manter-se saudável sem lhe causar desconforto.

De quanto exercício um cão idoso precisa?

Se seu cachorro já é sênior, pode não ser capaz de correr tanto quanto antes, e você pode eventualmente restringir sua corrida a uma caminhada, mas o exercício adequado é tão importante para o seu cão sênior quanto para o seu filhote. Converse com seu veterinário sobre como exercitar seu amigo sênior e também observe seu comportamento.

O exercício fornece estimulação mental a todos os cães e os mantém ativos, o que pode ajudar a prolongar suas vidas e reduzir o risco de obesidade.

Algumas dicas sobre exercícios para cães

“De quanto exercício um cão precisa todos os dias?” é normalmente a primeira pergunta que os tutores fazem. A segunda (e frequentemente perguntada) é “Como você exercita um cachorro?”

Levar seu cão para passear no quarteirão ou na pracinha do bairro é um ótimo começo, e pode ser suficiente para raças com necessidades de exercícios mais baixas. Mesmo os viciados em sofá gostam de passear de vez em quando, e existem inúmeras oportunidades para exercitar seu cão em sua vida diária.

  • Caminhadas. Os cachorros amam o ar livre tanto quanto você. Leve seu cachorro em sua próxima aventura ou explore alguns novos parques e trilhas em sua área.
  • Indo com você quando você pedala. Embora não seja apropriado para todos os cães, muitos deles vão com seus donos quando pedalam. Andar de bicicleta na estrada é muitas vezes perigoso, mas muitas cidades têm ciclovias onde seu cão pode acompanhá-lo com segurança.
  • No rolê de skate. Se você curte patins ou skate, seu cachorro pode acompanhá-lo. Apenas certifique-se de estar em uma área fechada no início enquanto treina seu amigo para esta nova atividade e sempre use equipamentos de segurança apropriados.
  • Natação. A maioria dos cachorros adora a água, e a natação é ótima para cães com problemas nas articulações, pois proporciona exercícios de baixo impacto. Um colete salva-vidas pode ajudar seu amigo a ficar na água por mais tempo para um treino cárdico ideal.
  • Buscar. Buscar não precisa ser chato. Agite a rotina de busca do seu cão fazendo-o correr morro acima para recuperar uma bola ou jogando uma bola na água. Alterne entre bolas, frisbees ou outros brinquedos legais para manter seu cão na ponta dos pés.
  • Obediência. O trabalho de obediência pode não parecer exercício à primeira vista, mas praticar a recordação, recuperar e reforçar comandos básicos oferece estimulação mental, assim como exercício. Você também pode ensinar novos truques divertidos ao seu cão, como rolar e girar.
  • Esportes para cães. Com tantos esportes para cães para escolher, você e seu amigo podem experimentar uma variedade de atividades ou ficar com seus favoritos. Percurso de isca, trabalho de olfato, agility, obediência, flyball e trilha são apenas algumas das opções disponíveis.

Exercícios para cães internos

O mau tempo pode atrapalhar a rotina de exercícios do seu cão. Dias quentes, dias frios e dias chuvosos dificultam sair por longos períodos de tempo e podem até representar riscos à saúde. Aqui estão alguns exercícios para cães internos que você e seu filhote podem fazer para queimar o vapor e ficar em forma.

  • Escadas. Subir e descer as escadas algumas vezes quando você não pode sair é ótimo para construir músculos. Apenas certifique-se de não forçar muito o seu cão, pois este exercício é tão extenuante para os cães quanto para as pessoas. Tome cuidado especial com Dachshunds, Corgis e outros cães com costas mais longas e pernas mais curtas, porque as escadas podem ser mais desafiadoras para esses cães.
  • Esconde-esconde. O esconde-esconde faz com que seu cão se mova e fornece estimulação mental. Você também pode trabalhar em um jogo de perseguição.
  • Esteira. Se você está procurando um ótimo exercício para cães de alta energia, não procure mais do que uma esteira. Com um treinamento cuidadoso, seu amigo pode amar seus treinos em esteira. Embora não substituam uma caminhada ou uma corrida ao ar livre, as esteiras aumentam a resistência e não dependem de um clima decente.
  • Reboque. Jogos de puxão, quando jogados corretamente, constroem músculos e o vínculo humano-animal. A maioria dos cães gosta de puxar, e há uma grande variedade de brinquedos disponíveis.
  • Agility. Quando pensamos em agility, geralmente pensamos em cursos ao ar livre ou grandes espaços internos de agility. No entanto, você pode fazer seu próprio curso de agility com materiais domésticos, como cabos de vassoura, caixas, bambolês e pufes. Pratique suas habilidades de agilidade em casa ou considere ingressar em um clube local com um espaço interno de agility.