TUDO SOBRE A RAÇA

BORDER COLLIE

guia de raças cachorro border collie

O Border Collie é uma raça de cães que chamou a atenção de muitas pessoas desde o seu surgimento. Sua inteligência e o seu afeto são grandes diferenciais. Vamos falar um pouco sobre todas as suas características nesse artigo e mostrar tudo o que você precisa saber sobre eles.

Raça Collie

O Border Collie é uma raça canina do tipo Collie, cães pastores, que foi considerado o cão mais inteligente que existe no livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren.

Sabe-se que eles podem aprender a reconhecer mais de mil palavras. Além disso também são cães que gostam de ser comandados.

Isso tudo facilita no trabalho e relação entre tutor e cão. Porém, hoje em dia muitas pessoas querem mesmo ter o cão em casa, pois se trata de uma raça muito dócil.

Origem do Border Collie

Mesmo não tendo o nome oficialmente registrado, datam o aparecimento desses cães no século XVI, na qual trabalhavam com o pastoreio e sendo melhores que muitas outras raças.

Border Collie (Collie da fronteira) tem esse significado devido a fronteira anglo-escocesa, que fica na Grã-Bretanha. Aliás nesse tempo eles já eram usados para pastorear. Vale lembrar que Collie em celta significa útil.

Cores

Essa raça pode ter muitas cores, menos de predominância branca. Essa sendo até excluída do padrão pela Federação Internacional de Cinologia, pois se considera uma coloração mais propícia a atrair doenças devido a genética.

Mas existem várias cores diferentes como Preto, Azul, Vermelho Merle, Azul Merle, Tigrado, Lilás, Sable Merle, Chocolate, Vermelho e Dourado.

border collie cores dogvibe

Porte e altura do Border Collie

É uma raça de porte médio, não muito adequada para viver em ambientes pequenos ou apartamentos, pois é um cão muito ativo e precisa de espaço para gastar sua energia.

A altura de um Border Collie varia com o macho podendo ter de 48-56cm e a fêmea de 46-53cm.

Expectativa de vida

Em sua maioria, a expectativa de vida é entre 10 e 17 anos. Porém isso vai depender muito da forma que o Border Collie é cuidado e da sua genética.

Os totalmente brancos podem ter mais problemas de saúde, o que pode interferir no seu tempo de vida. Além disso, existem outras formas de cuidado que podem afetar a saúde do cão, mas isso nós vamos ver depois.

A raça Border Collie pertence ao grupo 1, designado a Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto Boiadeiros Suíços).

Personalidade de um Border Collie

A personalidade é construída aos poucos. Isso desde o seu nascimento e convívio com os seus irmãos. A socialização é uma etapa importante para definir o comportamento do cachorro.

Por isso é essencial liberar os filhotes apenas depois de 60 dias no mínimo, que é o tempo em que o filhote vai começar a se socializar.

Não são cães agressivos

Pelo contrário, eles são muito calmos, alguns até podem ser mais tímidos dependendo da criação. É um processo que influencia muito na socialização como dissemos antes.

No convívio com crianças menores é sempre bom ficar atento e evitar que ocorra algum acidente como uma mordida na brincadeira, já que eles gostam muito de brincar dessa forma.

Cachorro ativo

O Border Collie é um cão ativo e tem muita energia para gastar. Por isso saber disso é fundamental, pois precisam gastar essa energia de alguma forma. É uma ótima escolha para quem gosta de levar o cachorro para correr.

É um verdadeiro companheiro

Se você quer ter um cachorro dessa raça, ele provavelmente vai mudar seu estilo de vida. E precisará de todo o carinho que puder oferecer. A conexão entre tutor e cão deve ser profunda e você sempre terá que deixar um tempo reservado para ele.

História da raça

Os ancestrais do Collie se encontravam na Escócia e o seu nome tem referência aos vales dos Border na fronteira com a Inglaterra.

Eles eram criados e comandados pelos pastores e usados para pastorear as ovelhas. Porém na época a maioria dos cachorros faziam muito barulho.

Até que em um concurso. Um cachorro conseguiu intimidar as ovelhas com um simples olhar, sem barulho nenhum. Em 1915 foi registrado o nome Border Collie, antes disso eram conhecidos como sheepdogs (pastores de ovelhas).

Depois de tudo isso, a raça ainda se tornou muito competitiva em torneios de obediência. Além de ser uma das raças mais inteligentes do mundo.

border pastoreando dogvibe

Border Collie: Curiosidades

  • São mais sensíveis do que os outros cães, justamente por estarem em alerta o tempo todo;
  • Estão a todo momento com seu instinto trabalhador e obediente;
  • A pelagem ajuda a lidar com as diversas temperaturas;
  • É um cachorro quem não precisa tomar muitos banhos, geralmente 1 ao mês já é o suficiente;
  • O comportamento do cachorro é construído desde pequeno.

Cuidados com a saúde

Quando estão doentes, não demonstram muito a dor. Então, é importante observar seu comportamento durante a vida. Apesar disso, dificilmente você terá problemas com a saúde do seu Border Collie. Todavia é essencial gastar a energia dele, sendo correndo ou brincando. A falta desse gasto de energia pode gerar problemas como ansiedade, depressão, ou até mesmo problemas comportamentais. O mesmo pode acontecer pela falta de interação e afeto. Então lembre-se de que precisa retribuir todo seu companheirismo!

E como disse antes, tirar o filhote antes do convívio com os irmãos também pode afetar no seu comportamento. Assim como a falta de adestramento, que tem o mesmo efeito. São cuidados básicos, mas que fazem uma diferença gigante na vida deles.

blog 2