Os cachorros são propensos a uma variedade de condições de pele, e uma delas é a formação de verrugas. Embora as verrugas em cachorros sejam geralmente inofensivas, é importante compreender suas causas, sintomas e opções de tratamento. Este artigo abordará esses aspectos, permitindo que os tutores de animais de estimação se familiarizem com essa condição e tomem as medidas adequadas para garantir a saúde e o bem-estar de seus cães.

Causas

As verrugas em cachorros são causadas pelo papilomavírus canino (CPV), que é altamente contagioso e pode ser transmitido por contato direto com cães infectados ou objetos contaminados. O sistema imunológico do cachorro determinará se ele desenvolverá verrugas após a exposição ao vírus. Cachorros mais jovens ou com sistemas imunológicos enfraquecidos são mais suscetíveis ao desenvolvimento de verrugas.

Sintomas: As verrugas em cachorros podem se apresentar como pequenas protuberâncias elevadas na pele, geralmente com uma superfície áspera e textura irregular. Elas podem ser solitárias ou aparecer em grupos, especialmente nas áreas de maior atrito, como a boca, as patas e as genitais. Algumas verrugas podem causar coceira ou desconforto ao cachorro, levando-o a lamber ou coçar excessivamente a área afetada.

Tratamento: Na maioria dos casos, as verrugas em cachorros desaparecem naturalmente ao longo do tempo, à medida que o sistema imunológico do animal combate o vírus. No entanto, em casos de verrugas que causam desconforto significativo, interferem na qualidade de vida do cachorro ou se tornam ulceradas ou sangrantes, a intervenção veterinária pode ser necessária.

Opções de tratamento incluem:

  1. Monitoramento: Se as verrugas não causarem desconforto e não se espalharem, o veterinário pode recomendar apenas monitorar a situação. É importante observar qualquer mudança na aparência das verrugas ou novos sintomas que possam indicar uma condição mais grave.
  2. Cirurgia: Em casos em que as verrugas são grandes, ulceradas ou interferem na função normal do cachorro, o veterinário pode optar por removê-las cirurgicamente. Esse procedimento é realizado sob anestesia geral e geralmente apresenta bons resultados.
  3. Crioterapia: A crioterapia, que envolve o congelamento das verrugas com nitrogênio líquido, pode ser utilizada para destruir as células infectadas pelo vírus. Esse tratamento geralmente é rápido e eficaz, mas pode requerer múltiplas sessões para obter resultados satisfatórios.
  4. Medicação tópica: Em alguns casos, o veterinário pode prescrever uma pomada ou solução tópica para aplicação direta nas verrugas. Essas medicações geralmente contêm ingredientes que ajudam a reduzir o tamanho e a irritação das verrugas, como agentes queratolíticos ou substâncias antivirais. É importante seguir as instruções do veterinário quanto à aplicação e duração do tratamento.

Prevenção

Embora seja difícil prevenir completamente a ocorrência de verrugas em cachorros, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco de infecção pelo papilomavírus canino. Essas medidas incluem:

  1. Evitar o contato com cães infectados: Evite que seu cachorro tenha contato direto com cães que tenham verrugas visíveis. Isso pode reduzir a chance de exposição ao vírus.
  2. Higiene adequada: Mantenha uma boa higiene para o seu cachorro, limpando e desinfetando regularmente suas áreas de convívio, brinquedos e utensílios. Isso pode ajudar a prevenir a propagação do vírus.
  3. Reforço do sistema imunológico: Mantenha seu cachorro saudável e com um sistema imunológico forte por meio de uma dieta equilibrada, exercícios regulares e visitas veterinárias periódicas. Um sistema imunológico robusto pode ajudar a combater o vírus com mais eficácia.
  4. Vacinação: Existem vacinas disponíveis para prevenir certas cepas do papilomavírus canino. Converse com seu veterinário sobre a possibilidade de vacinar seu cachorro contra esse vírus.

As verrugas em cachorros podem ser uma preocupação para os tutores de animais de estimação, mas na maioria dos casos, elas não representam um risco sério para a saúde do cachorro. No entanto, é importante monitorar o crescimento e o comportamento das verrugas, além de procurar orientação veterinária se houver desconforto significativo ou mudanças preocupantes. Com o devido cuidado e tratamento adequado, é possível gerenciar as verrugas em cachorros e garantir a saúde e o bem-estar do seu companheiro canino.

Foto de Matthew Henry