Quem nunca se assustou ao perceber que seu cãozinho uivou? Isso é uma atitude muito comum entre os amigos de quatro patas e tem uma origem hereditária. Mas por que o cachorro uiva? Esse comportamento é oriundo de sua vida evolutiva. Não é segredo pra ninguém que os cachorros domésticos fazem parte da mesma linhagem dos lobos e cães selvagens. E é exatamente daí que eles herdaram o hábito de uivar. É algo instintivo e natural, e é também uma forma dos nossos amigos expressarem alguns sentimentos.

Os cães podem uivar com mais ou menos frequência, dependendo da raça, do porte e dos sentimentos do animal. Caso seu cão uive demais é importante investigar os motivos, pois apesar de ser um ato natural e até instintivo, quando ocorre em excesso pode indicar problemas como dores ou alguma ansiedade que incomoda o animal.

Motivos que levam os cães a uivar

Dentre as razões que fazem com que o cachorro tenha a atitude de uivar estão: ansiedade, medo, necessidade de se comunicar e se localizar, afastar ameaças, é também um forma de demonstrar tédio ou até mesmo saudade de seus donos. É muito comum também os cachorros uivarem por questões reprodutivas quando percebe que existe uma fêmea nas redondezas que está no período fértil. O animal fareja a quilômetros o cheiro exalado pelas fêmeas e isso cria uma legião de cães uivando em sintonia.

Também é comum encontrarmos nosso cão uivando quando passamos por longos períodos fora de casa, como em viagens, por exemplo. O nosso amigo de quatro patas se sente solitário e uiva como uma forma de convocar sua “matilha”, ou seja, sua família, seu bando. É uma tentativa de localizar e reunir os membros do grupo. Quando o cão sente que seu território está ameaçado ele também uiva.

Cães que vivem em quintais e áreas externas demonstram esse comportamento quase sempre que escutam algum barulho vindo da rua. Ele uiva como forma de avisar um possível intruso de que aquele território já possui dono. Os cachorros também se comunicam por meio de uivos, por isso é comum em uma mesma vizinhança terem vários cachorros uivando ao mesmo tempo. Eles avisam sobre possíveis perigos ou oportunidades nas redondezas.

Apesar do uivo poder indicar coisas ruins, ele também é uma distração para o cachorro. O cão se sente livre, mais próximo e conectado de sua natureza quando realiza esse ato. Ele extravasa emoções e frustrações por meio do uivo. Ele exerce seu instinto e se livra de inquietações e desconfortos.

As raças de portes maiores têm uma tendência maior ao uivo. Cães como labrador, pastor alemão, husky siberiano e outras raças grandes uivam mais que raças pequenas. Isso acontece devido ao fato dessas raças possuírem uma menor mutação genética em suas formações. Ou seja, eles são mais próximos dos lobos evolutivamente falando que raças menores.

Vimos que uivar é bom e faz bem ao animal. Todo cachorro feliz e saudável uiva de vez em quando. É uma forma que os cães têm de se expressar e pode ser até charmoso às vezes, cabe à nós respeitarmos esse hábito dos nossos melhores amigos.