Diversão

Nome para cachorro: acerte na escolha usando essas 5 dicas

Oii galera! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre um assunto para ajudar a você sobre como escolher um nome para cachorro que seja único e especial!

A chegada de um novo membro de quatro patas na família é motivo para muita euforia, mas também causa diversas dúvidas em seus tutores. Apesar de o cachorro não ter uma relação afetiva com o nome, é preciso tomar muito cuidado com a escolha, pois o animal entende aquele som como um comando. Ou seja, todas as vezes que essa palavra for pronunciada, ele saberá que deve prestar atenção em quem falou.

Se você faz parte do time que não sabe nem por onde começar a escolher um nome para seu cachorro, não se preocupe! Reunimos, neste artigo, 5 dicas para ajudar nessa missão. Vamos lá?

1. Prefira nomes curtos

Dê preferência a nomes curtos, com até 3 sílabas, no máximo. Quanto mais longo for, mais tempo o animal levará para entender que aquela palavra é seu nome e que deve responder a ela.

O mesmo vale para nomes compostos. Por mais que você goste da ideia, é necessário que pelo menos o primeiro siga essa dica, para garantir que o pet associe da forma correta.

2. Evite nomes parecidos com comandos

Essa dica é muito importante, pois, caso você opte por um nome com o som muito parecido com o de um comando, o cachorro pode se confundir e não responder à instrução que você der.

Os comandos básicos são: senta, deita, fica, pega e não. Ou seja, escolher um nome que tenha as mesmas terminações, pode não ser uma boa ideia. Isso com certeza causaria uma enorme confusão no animal sobre como agir, além da dificuldade na hora de adestrar.

3. Escolha palavras de que você goste

Associar nomes com palavras que envolvam sentimentos bons é sempre positivo para o cão. Isso o ajuda a criar confiança em você, já que os cachorros conseguem perceber pelo nosso tom de voz e intensidade da pronúncia se aquela palavra é negativa ou positiva.

No início, quando o cão estiver no período de adaptação com o nome, é importante fazer bastante festa, dar carinho e até mesmo oferecer petiscos para que ele associe com algo bom.

Um erro muito comum é chamar o animal pelo nome na hora de dar bronca. O ideal é que se crie uma espécie de apelido para usar nesses momentos, como “feio” ou até mesmo usar apenas a palavra “não”.

4. Fuja de nomes comuns

Um nome para cachorro precisa ser único, para que ele saiba identificar quando estiverem falando com ele. Optar por nomes comuns ou que sejam bem parecidos com palavras muito usadas no dia a dia pode causar dúvida no animal.

O cão, na prática, ouve basicamente o final da palavra. Ou seja, quaisquer termos que sejam parecidos vão soar como um alerta para ele, o que pode prejudicar sua relação com o nome escolhido e comprometer a efetividade dos comandos passados.

5. Considere a personalidade do seu pet

Não é nenhuma novidade que cada animal apresenta uma personalidade única. Por isso, quando for fazer sua escolha, leve em consideração o jeito dele, além de suas características físicas.

O fato de ele ser grande, pequeno, estabanado, preguiçoso, entre várias outras individualidades, pode te ajudar na missão de escolher o nome ideal para o seu peludo.

Claro que não existem regras para essa escolha, mas, além das dicas que passamos para você, nós da Dog Vibe ainda preparamos uma lista com opções de nome para cachorro, para trazer inspiração e deixar ainda mais fácil essa tarefa. Confira:

  • nomes curtos: Joy, Luna, Fred, Nico, Pink, Otto, Bilbo;
  • de comida/bebida: Merlot, Amora, Bisteca, Batata, Cacau, Temaki;
  • inspirados em personagens: Yoda, Nemo, Hulk, Thor, Marley;
  • divertidos: Montanha, Fumaça, Bingo, Geleia, Sheik.

E aí, já fez sua escolha? Então, não se esqueça de compartilhar este artigo em todas as suas redes sociais, para ajudar mais pessoas a acertarem na escolha de um nome para cachorro. Aproveite, também, e corra para garantir uma tag cheia de estilo, deixando seu dog lindo e devidamente identificado.

Posts Relacionados

17 comentários em “Nome para cachorro: acerte na escolha usando essas 5 dicas

  1. Luciana disse:

    Ótimas dicas, pode ser que a gente precise em breve. Aqui seguimos os nomes de deuses ?

    1. Nuno Nuno disse:

      Opaaa!! Vem intengrante novo na família?? Uhull!! Espero que as dicas ajudem! ??

  2. Raquel disse:

    Quando adotei Galak ele já tinha esse nome e mantive por gostar muito de chocolate. Exatamente por isso a Laka tem esse nome. Mas essas dicas são muito boas e importantes. Adorei!!

    1. Nuno Nuno disse:

      Nada mais justo que associar chocolate a cachorro… Duas coisas muuuito viciantes e amadas! ?

  3. Lorena disse:

    Lembro que pra escolher o nome do Jake tive muita dificuldade. Amei muitoo as dicas, são otimas pra quem esta escolhendo o nome do novo integrante!

    1. Nuno Nuno disse:

      Oi Lorena! As dicas são mesmo pra ajudar porque nem sempre é fácil escolher um nome legal que ajude no comportamento também! ?

  4. Vângela Queiroz disse:

    O nome da minha cadela é Luna. Esse nome quem deu foi a minha filha, pois quando Luna foi para minha casa a Bruna Marquezine tinha acabado de ganhar ou comprar um cachorro tbm… Aí deu o nome de Luna. Minha filha adorou o nome e todos nós de casa… Depois percebi que o nome LUNA foi uma febre rs! Sinceramente… Hoje não daria esse nome pra ela, daria o nome Blush, um nome diferente. Mas tá tudo certo… Nossa Luna já tem cara de Luna. (Risos). Obrigada pelas dicas.

    1. Nuno Nuno disse:

      Luna é um lindo nome Vângela! Foi uma ótima escolha!!

  5. Eliane de Medeiros disse:

    Amei as dicas! Esclarecedoras e muito interessantes!

    1. Nuno Nuno disse:

      Oi Eliane! Não esquece que a gente tem sempre artigo novo por aqui! Beeeeeijoooo ??

  6. Camila Novaes disse:

    Ameeeeei essas dicas, super válidas mesmo! O meu filhote é Pipe, apelido de pipeline, inspirado na praia banzai pipeline, no Havaí, conhecida por ter ondas imensas, tubulares e perfeitas, ondas em que todos os surfistas sonham estar, porém, bem perigosas também! Sou apaixonada por surf e pelo Havaí, por isso a escolha, e também por ser diferente! ?

    1. Nuno Nuno disse:

      As ondas são perigosas mesmo, mas o Pipe só traz perigo da gente se apaixonar por ele! ???

  7. Tati Moura disse:

    Ótimas dicas!!! Meus primeiros cachorros tinham nomes de Deus gregos, sempre fomos fã de mitologia grega! Até que apareceu um tal beagle na minha vida, e qual seria o nome ideal para um ser curioso, que desvenda todos os esconderijos de comida e brinquedos ? Só podia ser SHERLOCK ???

    1. Nuno Nuno disse:

      Não teria nome melhor que esse não é mesmo?? hahaha ?

  8. Doró disse:

    Não sabia dessas dicas, mas sempre gostei de nomes curtos. Bem legal a matéria!!!

    1. Nuno Nuno disse:

      Oi Doró! Que ótimo que gostou! Continue acompanhando a gente! ?

  9. Flavi disse:

    Essa é uma das partes mais legais quando vc tem um novo membro na família: que nome escolher para seu filhote? Quando eu fui Mamys pela primeira vez, fiz uma pesquisa para escolher o nome dele. Já tinha lido sobre o lance de nomes curtos da dica 1; a dica 4 sobre nomes comuns, não fazia a menor ideia, excelente dia. As dicas 2 e 3 são bem importantes e eu também não conhecia. A dica 5 acho que as pessoas acabam seguindo instintivamente. Depois de ter escolhido os nomes, fiquei com uns 3 ou 4 nomes bem legais e fiz uma votação na família para escolher o nome. Seria o primeiro filhote que nossa família teria. O nome escolhido foi Duckie. Já Puppy, na verdade era Espoleta (pq ele é bem animadinho neh), mas depois achei o nome muito longo e troquei. Daí no Instagram ficou Puppy Espoleta. Ele mesmo grandinho, ainda parecia um baby, dai, ficou Puppy mesmo. Super amei as dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *