Curiosidades

Conheça 5 raças de cachorros de pequeno porte

Ama cães, mas não tem muito espaço em casa? Então já sabe que os cachorros de pequeno porte são uma excelente opção, certo? Ainda que as raças de grande porte sejam apreciadas no mundo todo, os cães menores têm conquistado cada vez mais gente, especialmente por se adaptarem facilmente ao estilo de vida moderno e por serem incríveis companheiros.

Sempre presentes na história do homem, suas características foram selecionadas ao longo dos anos para caça, alarme e, principalmente, companhia. Fisicamente, eles variam de acordo com a raça, mas têm em média até 10 kg e 40 cm de altura.

Que tal conhecer um pouco mais sobre cachorros de pequeno porte? Continue a leitura e confira!

1. Buldogue Francês

O buldogue francês que conhecemos hoje surgiu a partir de cruzamentos feitos por criadores nos bairros de Paris. No século XIX, na Inglaterra, os buldogues eram aceitos somente com um tamanho e as variações menores eram marginalizadas. Na França, onde foram acolhidos, a raça foi aprimorada até alcançar as características atuais.

Essa raça chama atenção pela cara amassada e grandes orelhas de morcego. Pode ter até 31 cm de altura e chega a pesar 12,5 kg. Sua pelagem curta e brilhante apresenta várias colorações como fulva, malhada, preta tigrada ou vermelha tigrada. Outras cores são consideradas proibidas de acordo com o Club du Bouledogue Francais devido a variações genéticas que além de estarem fora do padrão determinado para a raça, possuem diversos problemas de saúde relacionados a essa variação.

Seu temperamento brincalhão, ativo e esperto apaixona qualquer um! Além disso, são muito afetuosos e sociáveis. Apesar de serem fáceis de lidar, podem apresentar problemas respiratórios e oculares, necessitando de cuidados especiais.

2. Spitz Alemão

Também conhecido como Lulu da Pomerânia, essa raça faz parte do grupo de cães cujos ancestrais foram, desde sempre, selecionados para fazerem companhia e alarme. Levados à Inglaterra pela Rainha Vitória, a raça foi desenvolvida em tamanhos menores e se popularizou.

Seu focinho é reto e fino (spitz significa pontiagudo em alemão), suas orelhas são eretas e a cauda é curva. A pelagem densa e longa é o que chama atenção e a coloração é bastante variada: branco, preta, marrom, laranja e mesclado de cinza.

Essa raça é muito inteligente, dócil, brincalhona, ativa e sociável. Os banhos devem ser mensais e a escovação frequente.

3. Pug

Essa adorável raça, uma das mais populares entre cachorros de pequeno porte, originou-se na China, fruto do cruzamento entre Pequinês, Lo-sze e Lion Dog. Assim como o Spitz alemão, sempre foi concebida para oferecer companhia.

São compactos e robustos, pesam entre 6 e 8 kg e medem cerca de 30,5 cm. Apresentam focinho curto, rugas profundas, olhos amendoados e cauda enrolada. Sua pelagem é curta, nas cores fawn (abricot) e preta.

São inteligentes, brincalhões, astutos, amorosos e silenciosos. Por serem um pouco teimosos, precisam de mais paciência para treinar.

4. Shih-tzu

Essa raça foi desenvolvida no Tibete para companhia e é fruto do cruzamento entre Pequinês e Lhasa Apso. Muito populares no Brasil, se adaptam facilmente à vida de apartamento, mas também ao campo.

A pelagem longa e exuberante exige cuidados e é vista nas cores preta, branca, marrom ou bicolor. O peso varia entre 4 e 7 kg e medem 28 cm de altura.

São vivazes, inteligentes, afetuosos, leais, independentes e brincalhões. Seu tamanho reduzido facilita muito o seu transporte para onde o tutor quiser levá-lo!

5. Dachshund

Os Dachshund são conhecidos por aqui como “salsichas”, devido ao comprimento do seu corpo e suas pernas curtas. A raça foi desenvolvida na Alemanha para serem exímios caçadores de texugos e coelhos. Hoje são amáveis cães de companhia.

Apresentam altura até 22 cm e peso entre 5 e 14 kg. A pelagem padrão é curta e brilhosa, mas existem variedades de pelos longos. Há quatro tipos básicos de cor (preto, canela, chocolate e javali), mas as variações em cada tipo são inúmeras.

São dedicados, leais, valentes, brincalhões, protetores e ciumentos. Vivem bem em apartamento, mas seu instinto caçador faz com que adorem brincar em áreas grandes.

Os cachorros de pequeno porte são mesmo encantadores. Independentemente do espaço que você tenha em sua casa, sempre há uma raça que se adapte ao seu estilo de vida.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe este conhecimento com seus amigos e deixe que eles saibam mais sobre esses adoráveis companheiros!

 

2 comentários em “Conheça 5 raças de cachorros de pequeno porte

  1. almedeirosr disse:

    Amo o meu Shih-tzu!!!! É tudo isso e muito mais!! Amor se fim!!! 🐕❤️

  2. Vangela Silva Queiroz disse:

    Como não AMAR essa publicação?! Afinal sou mãe humana de pug. Ela se chama Luna, é linda, inteligente, brincalhona, simpática, grudenta, ama dormir… COMER. Come todos as correias de chinelos daqui de casa e mesmo assim é adorável. Amooo mais que tudo nessa vida. Tem 7,500 e não é mais “fofinha” pq manero na sua alimentação. Poderia escrever um livro sobre ela… meu aumor, minha vida, minha Luninha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *