Curiosidades

Afinal, os cachorros sonham?

Você já observou seu pet enquanto ele dormia e se perguntou “será que os cachorros sonham?”. A resposta é sim! Quando você percebe que ele se movimenta bruscamente, abana o rabo ou até mesmo late dormindo, pode ter certeza que seu parceiro está sonhando.

Mas, afinal, com o que os cachorros sonham? Como é o sono deles e como você pode dar mais conforto e tranquilidade para ele nessa hora? Neste post vamos explicar tudo isso. Bora conferir?

Os cachorros sonham?

Sim! Assim como nos seres humanos e em outros animais, o cérebro dos cachorros mantém a atividade durante o sono. Os sonhos são experiências de imaginação do inconsciente dos animais, que processam informações e assimilam suas memórias.

Estudos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts demonstraram que os ratos exibem, durante o sono, o mesmo padrão de ondas cerebrais de quando estão acordados. Eles foram monitorados enquanto corriam durante o dia e, ao dormirem, seus cérebros revelaram a mesma atividade — o que leva a crer que estavam sonhando com as suas experiências.

Os mamíferos que têm uma maior inteligência apresentam estruturas cerebrais muito semelhantes às dos seres humanos no que diz respeito à ordem e à estrutura dos sonhos. Ou seja, seu cachorro, que tem um cérebro complexo, sonha também!

Como é o sono dos cachorros e com o quê eles sonham?

Assim como nos seres humanos, o sono dos cães é dividido em dois períodos: REM (Movimento Rápido dos Olhos) e NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos).

O estágio NREM equivale a 75% do sono e se alterna em quatro etapas de sonolência. Nos cães, essa etapa do sono é superficial, a respiração é lenta e ritmada e eles estão quietos, mas alertas. Basta um pequeno estímulo para que acordem imediatamente.

Depois de passar por esse ciclo, o cérebro entra em REM. A respiração se torna rápida e irregular (às vezes pode parecer que o cão nem respira) e as pálpebras se mexem rapidamente. Também há movimentos nas patas, orelhas, nos músculos da face e o cão pode até mesmo rosnar e latir. É nesse momento que os sonhos acontecem.

Como os sonhos são reflexos das vivências diárias — e considerando que os cachorros são extremamente ligados aos seus tutores — é muito provável que o seu cão sonhe com você e com as ocasiões em que ele agrada ou incomoda.

Além disso, cachorros sonham com as experiências vividas durante os passeios e podem, inclusive, ter pesadelos. Em relação ao tempo, eles dormem por cerca de nove horas. Esse tempo pode até ser maior, caso fiquem muito sozinhos em casa.

Como proporcionar um sono mais tranquilo?

Se você percebeu que seu cão está muito agitado durante o sono, é possível que ele esteja tendo um sonho muito intenso ou um pesadelo. Assim como não se deve acordar de maneira brusca uma pessoa enquanto ela dorme, não devemos ser indelicados quando os cachorros sonham.

Se você quiser despertá-lo, faça isso gentilmente, sem tocar no seu cão, pois isso pode fazer com que ele se assuste ainda mais. Algumas outras dicas para ajudar seu cão a ter um sono mais tranquilo:

  • se precisar acordá-lo, chame-o pelo nome tranquila e suavemente, sem gritar;
  • se o seu cão estiver agitado durante o sono, não toque nele, mantenha a distância e não faça carinho;
  • quando ele acordar, espere até que ele se recomponha e então o acaricie.

Entender o que se passa com o seu peludo faz com que você o conheça melhor, cuide melhor dele e isso ajuda a estreitar ainda mais os laços entre vocês. Como os cachorros sonham com acontecimentos do dia a dia e também com seus tutores, você pode promover a ele mais conforto e segurança durante as sonecas também.

E então, gostou do conteúdo do nosso post? Agora que você já sabe como proporcionar um sono tranquilo ao seu amigo, veja também por que é tão importante usar coleira no seu cão!

3 comentários em “Afinal, os cachorros sonham?

  1. Lorena disse:

    Ameiiii….
    Vou tentar as dicas pra turma aqui de casa ter um sono mais tranquilo.

  2. Raquel disse:

    Muito bom esse artigo. A Laka sonha demais, se treme toda e até chora. Agora preciso trabalhar essas dicas para proporcionar mais tranquilidade pra ela .

  3. Vangela Silva Queiroz disse:

    Valeu pelas dicas… Vou “tentar” acordar minha Luna devagar, pq não posso ver nem uma reação da doguinha que já vou agarrando e beijando, mesmo dormindo (risos) . Ela dorme tão bonitinho… Preciso me educar e deixá-la dormir em paz. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *