Cuidados

Fique por dentro dos cuidados essenciais com seu cachorro

lazy

Quem tem um cachorro em casa sabe que esses peludos proporcionam uma fiel companhia em todos os momentos, além de muita alegria e diversão. Porém, essa relação também traz responsabilidades. Existem alguns cuidados com o cachorro que são essenciais para que ele tenha uma vida saudável e feliz.

Cada raça tem suas particularidades e requer atenção especial (limpar entre as dobrinhas de um shar-pei, por exemplo). Entretanto, algumas precauções e atividades são universais, pois levam em consideração o comportamento natural dos cães. Ao estar ciente disso e colocando-as em prática, você contribui para a saúde, a segurança e o bem-estar dos peludos.

Vamos apresentar algumas dicas bem legais (e importantes!) sobre os cuidados que você deve ter com o seu amigo cão. Acompanhe!

Garanta uma boa alimentação

A base para ter uma boa saúde é receber uma boa alimentação, certo? Para os peludos também é assim. Cães precisam de diversos nutrientes para se desenvolverem com força e vitalidade.

A melhor maneira de prover uma alimentação saudável é com rações de boa qualidade. Elas são desenvolvidas para suprir as necessidades de cada fase do crescimento, com todos os nutrientes balanceados. Você pode optar também pela alimentação natural para o seu companheiro. Mas esse assunto é um pouco mais extenso e recomendo que você se aprofunde mais para conhecer como se deve preparar e balancear os alimentos para uma dieta rica e saudável.

Lembre-se: o fato de o seu cachorro querer tudo o que você come não significa que ele pode comer qualquer coisa. Esteja atento aos alimentos que nunca devem ser oferecidos a eles!

Conserve o ambiente limpo e seguro

Todos sabem que cachorros amam rolar na terra, na lama, na grama. E isso é super saudável, desde que você dê banhos com a frequência recomendada para a raça e faça a higiene correta após a brincadeira. Entretanto, é fundamental que o ambiente que ele passa a maior parte do tempo esteja limpo. Assim, ele está seguro contra uma série de patógenos que podem provocar doenças e alergias.

Mantenha fora de alcance os objetos que têm potencial de ferir ou intoxicar o seu cachorro. Materiais plásticos, quando mastigados e engolidos, podem ser muito perigosos. Produtos de limpeza e algumas plantas (se ingeridas em quantidade) podem ser letais.

Faça passeios com frequência

De todos os cuidados com o cachorro, esse está entre os mais importantes. É durante o passeio que eles podem fazer suas necessidades, que conseguem liberar toda a energia, brincar com outros cães e interagir com o mundo. Cães são sociáveis e curiosos e o passeio diário proporciona muitas sensações. Além disso, as voltinhas são essenciais para mantê-lo tranquilo e em forma.

Dê brinquedos divertidos e estimulantes

Cachorros também podem se entediar, sabia? E o tédio pode levar a uma depressão canina. Como você não quer isso para o seu amigo, brinque bastante com ele, na rua ou em casa, e ofereça brinquedos que sejam divertidos e que estimulem o seu interesse e as suas habilidades. Mesclar táticas de adestramento com brincadeiras é uma excelente forma de incentivar seus instintos e aprendizados!

Mantenha as vacinas e os vermífugos em dia

Em meio a tantos encontros e passeios, os cachorros são muito suscetíveis à contaminação por vírus, bactérias, fungos, vermes, etc. A melhor forma de mantê-los protegidos das diversas doenças que esses patógenos provocam é garantindo a vacinação e a vermifugação regular.

Para eles também vale a máxima “prevenir é melhor que remediar”. Portanto, leve seu cachorro ao veterinário periodicamente para tomar as doses necessárias das vacinas e fazer um acompanhamento geral da sua saúde. Qualquer dúvida que você tenha, não hesite! O profissional saberá lhe ajudar.

Como você pode perceber, todos esses cuidados são simples e, aos poucos, tornam-se habituais. Criar uma rotina de atividades que garanta o bem-estar dos peludos é uma maneira agradável e prazerosa de retribuir todo o amor que eles têm por nós. Cão saudável é sinônimo de cão feliz!

Gostou do nosso artigo sobre os cuidados com o cachorro? Esperamos que sim! E agora, você precisa deixar seu amigo sozinho em casa, mas está se sentindo inseguro? Então leia estas dicas que preparamos para você!

banner post blog

Ver todos os posts

Posts Relacionados