Cuidados

Saiba como deixar a relação de cachorro com gato mais amena!

Quando falamos da convivência de cachorro com gato, é muito comum que surjam alguns estereótipos sobre essa relação. Afinal, crescemos cercados por filmes e desenhos em que cães e gatos são rivais e estão sempre atazanando um ao outro. Mas será que essa vibe de inimizade eterna é mesmo verdade?

É claro que cachorros são mais carentes e brincalhões, enquanto gatos são mais individualistas e observadores. Só que essa diferença de personalidade não impede que os dois vivam juntos em harmonia. Pelo contrário: basta aplicar algumas dicas para que ambos possam conviver pacificamente e, quem sabe, serem melhores amigos.

Neste artigo vamos falar mais sobre esse assunto. Confira as dicas que separamos para você!

Respeite a organização de cada espécie

Como dissemos, cada espécie tem o seu jeito de ser. Portanto, não force a barra. Não tente transformar o seu gato em um ser superbrincalhão, se ele não é assim, e não tente fazer com que o seu cão seja introvertido, quando ele é bem hiperativo.

Cachorros são animais que convivem bem em bando, que gostam de obedecer aos donos e de ser líder da matilha. Gatos são mais territorialistas, e gostam de ter o seu espaço próprio. Pense nisso na hora de estabelecer a convivência entre os dois.

Apresente os animais cuidadosamente

É importante que o momento em que eles se conhecem seja o mais tranquilo possível. O cenário ideal é quando ambos são filhotes e crescem juntos, pois assim eles aprendem a conviver com as manias e os jeitos de ser um do outro e não se estranham quando se tornam adultos.

Porém, sabemos que nem sempre isso acontece. Então, introduza o novo morador ao primeiro pet da casa. Deixe os dois em cômodos separados por uns dois dias, para que sintam o cheiro um do outro. Quando for apresentá-los, feche as janelas para que não fujam, coloque uma coleira no gato e no cão e veja como reagem.

Mesmo que a reação não seja lá muito boa, não desista! Insista no contato até que os ânimos se acalmem. O ciúme do primeiro morador peludo tem que ser amenizado. Tudo deve ser feito com bastante cuidado e sob a sua supervisão. Nada de deixar os dois se conhecendo sozinhos e trancados dentro de casa enquanto você sai para trabalhar, por exemplo.

Recompense os animais

É fundamental que as ações positivas de ambas as partes sejam incentivadas, seja com petiscos, seja com palavras de carinho. Eles vão associar essa positividade com os momentos em que se comportam bem, e vão fazer de tudo para manter essa tranquilidade, por causa das recompensas.

O reforço positivo é uma técnica de adestramento supersimples e que faz toda a diferença na vida dos nossos amigos de quatro patas.

Dê comida em locais separados

Para que não aconteçam brigas e para que um não coma a ração do outro, estabeleça locais (ou momentos) diferentes para que o cachorro e o gato possam se alimentar. Compre potes diferentes e vigie o momento em que eles estão comendo.

Também estabeleça locais diferentes para os dois dormirem, para que o primeiro morador não sinta que o novo pet só trouxe transtornos para a sua rotina.

Proponha brincadeiras

Você também pode aumentar a convivência entre eles ao fazer com que eles brinquem juntos. Jogue bolinhas para ambos, faça com que eles peguem objetos no ar. Não necessariamente a brincadeira precisa ser a mesma para os dois, mas só de se divertirem no mesmo lugar já melhora a vibe entre eles. Assim, eles ficam mais abertos para interagirem.

É essencial que a relação de cachorro com gato dê certo na sua casa, pois esses animais tão incríveis podem aprender muito um com o outro. Como você viu, é possível fazer com que essas espécies tenham uma convivência amena e amigável, se tiver paciência e amor para lidar com a situação. Se ainda assim for difícil fazer os dois se tornarem companheiros de aventuras, procure um profissional especializado para ajudar.

Você tem os dois pets? Já passou por um caso assim? Como faz para que eles vivam tranquilamente? Deixe um comentário contando a sua história!

 

Um comentário em “Saiba como deixar a relação de cachorro com gato mais amena!

  1. Avatar Vângela Queiroz disse:

    Essas dicas são demais!!! Gostei bastante. Muito proveitosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *