Cuidados

Cachorro hiperativo: você sabe como ajudar a gastar a energia do seu?

Seu amigo de quatro patas late o tempo todo, rói o que não deve e parece estar sempre com máxima energia? Pode ser que você tenha um cachorro hiperativo em casa. Esse quadro, inclusive, está associado à falta de algumas substâncias no organismo do animal, de acordo com pesquisadores da Finlândia.

Mas saiba que essa condição tem solução! Com cuidados práticos, o seu melhor parceiro terá mais qualidade de vida e poderá queimar toda essa disposição extra. Quer descobrir como agir? Veja nossas dicas e ajude-o a ficar menos agitado!

Leve-o para passear todos os dias

Os sintomas da hiperatividade serão cada vez mais fortes em níveis altos de energia. Seu cachorro sentirá a necessidade de colocar tudo isso para fora — nem que seja destruindo algum item importante. Uma das dicas imprescindíveis é levá-lo para passear.

Um tempo maior de caminhada, como por cerca de uma hora, é uma boa pedida. Também é recomendado fazer mais de um passeio por dia para que ele gaste toda a vitalidade acumulada. Apenas não se esqueça de mantê-lo identificado, utilize a coleira mais adequada e tome cuidado com dias muito quentes.

Permita que ele brinque ao ar livre

Brincar é uma receita de sucesso para um cachorro hiperativo. Quando ele se distrai com alguma atividade, normalmente fica menos agitado e consegue direcionar a energia. Porém, ficar somente dentro de casa não é positivo.

Sempre que possível, permita que ele se divirta ao ar livre. Levá-lo a um parque, por exemplo, é uma ótima oportunidade, além de fazer com que ele interaja com outros cães — desde que não ocorram brigas.

Explore novos cenários

Sabe aquela sensação de euforia ao estar em um lugar pela primeira vez? O seu melhor amigo de quatro patas também sente isso. Então, que tal explorar cenários inéditos com ele? Assim, você aproveita a oportunidade para que ele gaste um pouco de energia. Faça um caminho diferente ou explore uma nova área ao ar livre, pois a curiosidade dos cães fará com que ele fique voltado a descobrir novos cheiros e sentidos.

Mantenha-o sempre entretido

O tédio é um grande vilão da hiperatividade. Com muita energia para gastar e pouca coisa para fazer, o resultado é um cão agitado além do limite. Para evitar o quadro, mantenha-o sempre entretido, até mesmo dentro de casa!

Ao deixá-lo sozinho, espalhe os brinquedos pelo ambiente e invista nas opções desafiadoras, como as que contêm petiscos no interior. Desse modo, ele passará horas se divertindo. Quando você também estiver em casa, não deixe de interagir com ele. Brinque com seus brinquedos favoritos e faça ele se cansar um pouco, logo ele estará cansado e tranquilo.

Ter um cachorro hiperativo significa ter uma verdadeira fábrica de energia acumulada. Com as interações certas, o cão se sente amado e, é claro, gasta toda a disposição extra. Para deixá-lo mais calmo e aumentar a sua qualidade de vida, adote essas dicas e faça com que o excesso de vitalidade seja usado da forma certa!

Quer outras orientações e novidades como essa? Fique por perto em nosso Facebook, Instagram e Youtube e não perca nenhuma atualização!

Posts Relacionados

2 comentários em “Cachorro hiperativo: você sabe como ajudar a gastar a energia do seu?

  1. Avatar Camila disse:

    graças a Deus que hoje em dia tem muitas opções de brinquedos interativos, é ter empenho de ensinar o cão a brincar e pronto, tudo fica mais feliz. Claro que junto de todas as outras dicas que vocês deram!! adorei.

  2. Avatar Vangela Queiroz disse:

    Ainda bem que minha pug é tranquila e calma, seria muito difícil passear todos os dias com ela, coitada, já que chego do trabalho… morta!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *