Cuidados

Por que é tão importante a utilização de coleira para cães?

Sabia que a coleira para cães não é um simples acessório? Na verdade, trata-se de um item importante para o cachorro e o dono. Mas algumas pessoas ainda não se sentem à vontade para usá-la no cão, porque acreditam que podem estar fazendo mal para o amigo de quatro patas.

Apesar das preocupações, basta escolher o tipo certo de coleira para que tudo fique bem. Assim, ela só vai trazer benefícios!

Continue lendo para entender por que a coleira é tão importante e o que você pode fazer para ajudar seu amigo a se acostumar com ela. Bora lá?

A importância da coleira para cães

Há quem acredite que a coleira para cães esteja associada a maus tratos, e a gente até entende essa confusão. Afinal, todos os donos querem dar sempre o que há de melhor para o seu amigo, tratando-o com muito carinho. Mas, na verdade, a coleira não faz mal para o cachorro quando é bem escolhida e utilizada do jeito certo.

É fundamental que o peludo esteja de coleira para ficar seguro e aproveitar melhor os passeios com o dono. Por isso, a dica é sempre associá-la à guia: essa combinação figura como algo essencial para ter benefícios como os listados a seguir.

Identificar o cachorro

Um cachorro utilizando coleira com tag pode ser identificado muito mais facilmente, ou seja, esse item não é útil apenas contra fugas. Nos passeios a céu aberto (em parques ou na praia, por exemplo), fica muito mais fácil saber quem é o dono se o cão estiver identificado. Até mesmo nas visitas ao veterinário ou ao pet shop a coleira com tag facilita o contato.

Controlar a agitação

O que você precisa entender é que todos os passeios são repletos de novidades para um cachorro, por isso é comum ele ficar agitado. A coleira ajuda a diminuir essa agitação e faz com que a interação com outros animais seja mais tranquila, sem sustos para ninguém.

Educar o animal

O uso de coleira para cães também é uma ótima alternativa para educar seu amigo. Como ela possibilita mantê-lo mais perto de você, fica fácil ensinar para ele como deve se comportar na rua, com outros animais e pessoas estranhas.

Prevenir fugas

Você se lembra que falamos de toda a agitação que um passeio ao ar livre pode trazer? Não fique bravo com o seu amigo se ele tentar fugir, porque com certeza alguma coisa chamou a atenção dele na rua. É por isso que você deve usar a coleira, afinal, ele não sabe identificar situações de perigo.

Evitar acidentes

A coleira mantém seu cachorro mais perto, e assim você pode cuidar melhor dele, prevenindo acidentes. Os atropelamentos, por exemplo, são muito comuns entre cães, e eles também podem se interessar por algo perigoso, como um fio elétrico caído. Vale lembrar ainda da possibilidade de queda em algum buraco, como de um bueiro sem tampa.

Dicas de adaptação com a coleira

É verdade que a coleira para cães pode ser um pouco incômoda no começo, quando o animal ainda não está acostumado. Então, é importante saber como fazer a adaptação para que ele se sinta mais confortável. Confira algumas dicas:

  • escolha a coleira ideal;
  • coloque um pouquinho por dia, até que o cachorro se acostume;
  • no começo, deixe bem folgada para que ele não se sinta sufocado;
  • depois de colocar a coleira, brinque com seu cão para que ele associe o acessório a algo bom;
  • procure não brigar com ele se tentar tirá-la, para que não pense que se trata de um castigo;
  • evite sair com seu amigo de coleira sem passar pelo período de adaptação.

A coleira para cães traz diversos benefícios, mas não pode ser desconfortável para o seu amigo. Então, procure escolher um modelo confortável, com um bom material, e faça a adaptação antes dos passeios. Dessa forma, você e seu cachorro desfrutarão das vantagens de usar esse item!

Não sabe qual coleira escolher? Não tem problema! Veja este outro artigo e conheça os tipos que existem para optar pelo melhor para vocês!

 

Posts Relacionados

Um comentário em “Por que é tão importante a utilização de coleira para cães?

  1. Avatar Vângela Queiroz disse:

    JAMAIS saio de casa sem a Luna está presa {peitoral e guia} e sem a tag de identificada. Desde bebê acostumei a doguinha a usar, então ela já sabe que quando pego o peitoral nas mãos, fica toda faceira pq sabe que vai sair de casa. Também quando pego nas tags, seus olhos grandes de Pug só faltam pular pra fora.. hahaha #figura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *