Cuidados

Como fazer o cachorro parar de latir? Não perca 6 dicas certeiras!

Não tenha dúvida: cachorros trazem muita alegria para dentro de casa! Sua vida nunca mais será vazia depois que você tiver um amigo peludo ao seu lado. O problema é que, às vezes, o silêncio também vai embora quando os nossos pets resolvem latir excessivamente.

Companheiros de quatro patas podem latir por diversos motivos; seja porque estão com saudades de você, seja porque querem avisá-lo sobre algum perigo, porque estão perto de outros animais… Mas não se preocupe: seja como for, é possível controlar essa situação.

No post de hoje, você vai saber como fazer o cachorro parar de latir com 6 dicas simples e práticas. Bora lá?

Por que o seu pet late sem parar

O latido é a maneira que o seu amigo encontra para se comunicar com você e com o resto do mundo. Mas, quando ele acontece demais, algumas razões podem estar por trás desse latido. As principais delas são:

  • sentimentos como tédio, tristeza, euforia e medo;
  • ansiedade pela separação;
  • predisposição da própria raça;
  • desejo de chamar a atenção dos donos;
  • necessidade de demarcar o seu território;
  • vontade de alertar os donos sobre estranhos por perto (pessoas ou animais);
  • dor ou problemas de saúde;
  • chamada para o acasalamento (quando uma fêmea está no cio, os machos costumam latir).

Seja qual for o caso, um cachorro que late em excesso sofre, fica estressado, irrita as pessoas em volta e corre o risco de sofrer maus tratos na mão de estranhos. Por isso, é importante ajudarmos os nossos colegas de quatro patas a parar com esse comportamento.

Principais técnicas para o cachorro parar de latir

1. Dê algo para ele se distrair

Se o seu cão costuma latir por conta do tédio e da saudade que sente de você, pense em uma maneira de mantê-lo entretido nesses momentos. Que tal entregar alguns brinquedos para deixá-lo ocupado antes de você sair de casa?

2. Faça carinho

O reforço positivo é sempre importante ao lidar com o seu parceiro de quatro patas. Todo bom comportamento deve ser recompensado com carinhos, elogios e petiscos, para que ele aprenda o que é certo e o que é errado. Além disso, o amor nunca é demais, certo? Dê bastante atenção ao seu amigo quando estiver com ele e aproveite para brincar e se divertir!

3. Leve-o para passear com frequência

Você sabia que os passeios são excelentes para o seu pet? Além de fazer exercícios, os cães que passeiam se tornam mais sociáveis e aprendem bastante sobre o mundo à sua volta, já que ficam mais acostumados aos estímulos externos.

Nesse sentido, o latido também pode ser um sinal de que o seu parceiro está cheio de energia para liberar. Então, esse é um ótimo momento para deixá-lo cansado, para que depois ele tire uma boa soneca! Lembre-se: nessas horas, use sempre uma coleira, uma guia e uma tag de identificação.

4. Ignore o latido

Se você sabe que o seu peludo começa a latir só para ser notado, ignore os latidos assim que começarem. Assim, ele logo aprende que essa tática não funciona e para com o comportamento.

5. Elimine a motivação do cachorro

Alguns cães simplesmente latem para aquilo que veem no mundo exterior, por acharem estranho ou mesmo legal. Nesse caso, uma saída possível é bloquear a visão do seu pet. Se ele costuma latir quando vê a rua pela janela, por exemplo, deixe-a fechada ou bloqueada por uma cortina.

6. Treine o seu pet

Você deve educá-lo com bastante firmeza. Demonstre pelas suas expressões faciais que esse comportamento de latir excessivamente não é aceitável. Você não precisa elevar a sua voz — o importante é sempre repetir o comando quando o seu companheiro começar uma sessão de latidos sem fim.

Por fim, se depois de tudo isso o seu companheiro peludo não diminuir os latidos, o ideal é contar com a ajuda de um profissional capacitado, como um veterinário, um adestrador ou mesmo um psicólogo para cães, para descobrir o que pode estar por trás dos latidos.

Então, gostou do nosso post? Agora que já sabe como fazer o cachorro parar de latir, que tal aprender também como gastar a energia acumulada do seu companheiro de aventuras?

Posts Relacionados

35 comentários em “Como fazer o cachorro parar de latir? Não perca 6 dicas certeiras!

  1. Ayla disse:

    Tenho um pincher de 1 ano e 4 meses ele late muito quando vou pra rua com ele e fica muito agressivo se eu tocar nele ele me morde já rasgou algumas roupas minhas por conta das agressividades quando ele sai. Se eu tenho algo pra fazer na rua eu até desisto de ir por conta dele pq não gosto de deixar ele só em casa sempre saio com ele só que os latidos me fazem desistir do que tenho pra fazer na rua… 😔

  2. SEILA disse:

    Tenho um Salsichinha de 9 anos que tem a síndrome do abandono, minha Vida é terrível , vivo presa dentro do meu apartamento por causa disso. Só vou na casa da minha filha por que posso leva-lo. Já fiz todas essas dicas e muito mais. Ele já tomou antidepressivo por muito tempo, nunca se acalmou…..e infelizmente cheguei a conclusão que eles não mudam. Que triste isso, pois moro sozinha e não tenho cm quem deixa-lo.
    Muitas vezes estou doente e não vou ao médico por conta dos latidos dele. Se for muito necessário sair ele fica latindo e os vizinhos reclamam. Sem solução!!!!

  3. Ivânia disse:

    Bom dia moro em apartamento tenho um filhote de poodle as 06hs ele acorda late demais quando eu esto em casa acordo e dou comida , mas trabalho a noite aí chego por volta das 06:40 ele está latindo , aí quando saio de perto ele late muito o que eu faço ? Preciso de ajuda ?

  4. Solange disse:

    Minha cachorra já tem 11anos e de um ano pra cá late pra tudo. Pra barulho de moto. Pra passarinho pra outros cachorros que latem longe. Se ouve criança na rua. Sempre que saia levava ela comigo mas agora ninguém quer que eu a leve mais. Não sei o que fazer. Chamo a atenção dela parece que nem ouve o que falo. O que fazer?

  5. Cátia disse:

    Tenho um filhote de Lhasa apso tem 4meses sendo q se eu sair pra ir a rua fica latindo late muito oq fazer para amenizar a situação

    1. Jorge afonso disse:

      Tenho um lhasa misturado com Shitsu que late demais quando saio de casa pra trabalhar, incomodando os vizinhos.. O que fazer para cessar esses latidos??

  6. Cacau disse:

    Meu cão é um pouco agitado e por isso ele dorme na cozinha de porta fechada. Todas as manhãs, por volta das 7h ele começa a latir muito e não para até que eu vá ter com ele. É muito cansativo porque fico com muito sono e não consigo descansar! De noite também mal posso ir na casa de banho por que fica colada na cozinha e assim que ele me sente o cheiro começa a latir! O que devo fazer??? Ajudem pf tenho medo de os vizinhos reclamar pra polícia e eu ficar sem ele

    1. Regina disse:

      Coleira anti latido nele. Não vale a pena ficar sofrendo p/ ele ter boa vida!

      1. Rafael Veloso disse:

        Olá, tudo bem?
        Seria bom buscar algum adestrador para tirar essa mania dele. Eles são muito bons nisso

        Mas as principais causas do latido do cachorro são: Proteção, Medo, Alarme, Solidão ou Tédio.

        Não sei se você passeia com ele. Mas uma boa dica seria dar mais atenção pra ele. Tirar um tempinho do dia para passear, brincar etc…

        Gritar, Bater, etc etc… não adianta. Você tem que agir no problema do latido.

        Espero ter ajudado também.

        1. Duda Marques disse:

          Bom dia tb? Ent eu sei qual o problema, tedio ou ate mesmo solidão mais se ela larisse em um horário acessível, mais n ele late as 3 da manha as 4 e etc, mais ela so faz isso quando fica presa no banheiro, ela ja tem 8 meses, mais quando chove ela tem que guca no banheiro, pq n rola dela ficar dentro de cas e no quintal até daria mais falta alguns acabento, e sem o acabamento acaba molhando um pouco do quintal, normalmente quando ela late é pq quer passear mais agr por exemplo são 5:14 eu qte passearia com ela mais ta caindo um pe d’agua, ela tem briquedo para se distrair mais no caso ela n usa.
          Oque eu faço?
          Oque faço?

      2. Karla disse:

        Coleira anti latido? Caramba, que maldade. Não faça isso não! Adestramento positivo, pela análise de comportamento de um profissional, é o que vc precisa. Procura pelo Bruno Leite.

  7. Cristina Cardoso disse:

    Tenho uma Yorkshire com 8 anos. Toda vez q alguém sai de casa ela late alto e sem parar. Acorda todos q estão dormindo e não para de latir. O q fazer?

    1. Jura cy Lopes disse:

      Minha cadelinha está latindo muito, tem apenas 60 dias, e ainda, só dorme na cama minha (mania colocada). Como proceder para resolver esses dois probleminhas para sermos felizes em minha cas

      1. Diana Louredo disse:

        Meu cão está comigo a pouco tempo, os antigos donos não quiseram ficar com ele, acabei ficando, mas ele late muito, o que faço? Ele não obedece, penso que late muito porque tenho muitos gatos, mas ele é moleque , brinca muito com uma gata que gosta de cachorro.

      2. Silvia disse:

        Tenho um yorkshire de 2 anos porém tds as pessoas que chega em casa ele late muito e se eu não segurar até avança não estou sabendo o que fazer

  8. Márcia Mendes disse:

    Tenho um Spitz alemão (Lulu da Pomerania), ele late muito, chega ser insuportável pois, é estridente.
    Ele também morde quando tento educar, já usei algumas técnicas como deixá-lo de barriguinha pra cima e nada,
    ele me ataca e morde.
    Amo muito meu pequeno Teodoro, mas está difícil.
    Por favor me ajude, vou mudar para um condomínio e estou preocupada.

    1. Camila Freitas disse:

      Também tenho um Spitz Alemão (Romeu). Ele só late quando escuta alguém estranho chegando no corredor do prédio ou quando tá muito excitado por algo que quer muito. Daí controlo o latido dando o brinquedo favorito para distrai-lo.
      Também pego ele no colo e faço o carinho predileto dele e falo a palavra “não” com um tom que ele entende que está me desagradando e o resultado é silêncio… Na sequência, tento brincar de algo que ele gosta e logo logo ele esquece de latir…
      Com o Romeu, funciona! Mas, já venho adestrando ele desde três meses, em casa mesmo… Aprendi vários comando assistindo vídeos de adestradores no YouTube. Spitz é muito inteligente e ótimo para adestrar. Cada comando, é necessário uns dois a três dias de treino em sessões de 15min pra não estressar o cão. Romeu adora os petiscos da recompensa quando ele obedece aos comandos… Tenta aí com o seu Theodoro!
      Espero ter ajudado…

  9. Roseli disse:

    Tenbo 3 filhotes de 6 meses porte médio,srd, dormem na garagem do patio, mas latem bastante a noite, 2 deles eu reclamo e ainda vão pra casinha mas depois voltam a latir denovo, mas um late.sem.parar,.nao sei como.consegue. e o.s vizinho ja mw.reclamaram bastante. E eu ja nao.sei o qje fazer,ate ameaçaram com veneno

  10. Mariângela Morais Teixeira disse:

    Miinha cachorrinha tem 6 meses é uma mistura de poodol com Ylhasa Apson late se deixar ela na área de serviço ,e qdo o Interfone ai ela lati sem parar a pessoa chega os dois ficam pulando nas pessoas agora esta roendo os móveis e os rodapés o wus posso fazer? É a primeira vez que enyro nesta página.

  11. Rita de cassia albino Furtado disse:

    Os meus latem muito

  12. Vivian Barbas disse:

    Meu cachorro fica completamente esterico quando sabe que vai passear, ele late e uiva muito alto e incontrolávelmente. Não sei mais o que fazer e estou tendo problemas no prédio onde moro.

    1. Fatima disse:

      As minhas também latem demais quando vão passear, até colocar a coleira é uma histeria. . Não obedecem para parar de latir. Meus vizinhos reclamam. Também não sei como fazer.

  13. Mara Cristina Sander de Oliveira disse:

    Eu tenho trés cachorros e eles não param de latir pro lado da minha vizinha e eu fiz de tudo enão adiant. Oque eu faço?

    1. Silvia Vieira disse:

      Tenho um yorkshire de 2 anos porém tds as pessoas que chega em casa ele late muito e se eu não segurar até avança não estou sabendo o que fazer

  14. Gustavo disse:

    Meu problema é com minha labradora que late muito quando não estou em casa. Na minha presença quase não faz barulho.
    Já usei a tática de passeios longos, gasto de energia mas não funciona

  15. Mireli disse:

    Nenhuma dessas dicas funcionou!

  16. Maria jose disse:

    Eu tenho 7 cachorros eles late mto principalmente a noite oque fazer tenho medo de incomodar os vizinhos

  17. djanira mesquita de gusmão disse:

    Vou tentar praticar uma dessas dicas

  18. Diana disse:

    Boa noite..
    Meu cachorro se chama Thor!
    Ele uiva a noite inteira e mesmo com nós donos perto dele, ele uiva do mesmo jeito..
    O que faço?
    Incomoda os vizinhos
    Pois ele uiva muito alto..

  19. MARLISA ARAUJO disse:

    Olá gostaria de saber como fazer para um schnauzer para de latir, somente late quando saio de casa e até eu não chegar ele não para. A rotina dele e sair de manhã para passear e a noite ele sai também pra passear nos outro período ele fica em casa sozinho.
    Agradeceria muito em algumas sugestões.

    1. Nuno Nuno disse:

      Oi Marlisa! Você já tentou as dicas desse artigo? Muitas vezes esses latidos são uma forma de o cão se expressar e tentar fazer você ficar com pena de deixá-lo. É como se ele dissesse “poxa, você vai sair e me deixar sozinho!” Uma dica é que você faça pequenas saídas, e ao fechar a porta aguarde ele começar a latir. Logo após abra a porta e diga com voz firme a palavra não ou algo que ele entenda e saiba que é errado latir dessa forma e você não quer. Você precisará fazer isso muitas vezes, mas provavelmente terá um resultado. Espero que ajude! 🙂

  20. Herman Lira disse:

    Sobre latir!
    Esse é um problema que estamos passando aqui em casa, acho que nossa cadela está estressada! Valeu pela dica.

  21. Raquel disse:

    Cachorro que late muito realmente incomoda. Laka late quando quer comida e já me deixa agoniada. Vou colocar algumas dessas dicas em prática, ignorar o latido principalmente, para assim ela mudar a postura. Muito obrigada pelas dicas.

  22. Vangela Silva Queiroz disse:

    Minha Luna está impossível, não pode ver nada lá fora que late sem parar, a sacada fica fechada o tempo todo. Mais é isso mesmo que vcs falaram, é estresse porque ela está acostumada ir para rua comigo e no momento está complicado. Tadinha. Valeu!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *