Cuidados

Aprenda como dar banho no cachorro sem grandes sofrimentos

Nada como ver o seu cão dando aquela sacudida bonita depois de um banho gostoso, que o deixou bem cheiroso e limpo! Mas não podemos esquecer que esse momento exige certos cuidados, ainda mais se você optar pela higienização em casa.

Neste post, vamos aprender como dar banho no cachorro de maneira tranquila e confortável, tanto para você quanto para o seu companheiro. Vamos lá?

Escolha um local tranquilo para o banho

É muito importante fazer isso em um local que ele não possa fugir e que, ao mesmo tempo, o deixe seguro e à vontade.

O box do banheiro pode ser uma ótima solução. Mas atenção: abrir o chuveiro totalmente não é recomendável se o porte do seu cachorro for pequeno, pois pode assustá-lo, especialmente se for o primeiro banho. Utilize a mangueirinha para controlar os jatos. Use também uma bacia para conter a água e os pelos que costumam cair nessa hora.

O tanquinho também é uma opção válida. Mas o uso da torneira fria não é bom, nem mesmo na época mais forte de calor. É preciso preparar a água à parte. A temperatura ideal deve ser morna, ou seja, nem muito quente nem gelada.

Deixe o animal preparado

Se o seu companheiro já associa a palavra “banho” e não é muito fã desse momento, já pode se preparar para uma maratona! Então, preste atenção às nossas dicas.

Caso ele goste de passeios, faça isso antes do banho para gastar as energias dele. Tenha paciência e faça muito carinho no seu amigo, para que ele veja que o banho é um momento bem legal de interação. Pode caprichar nos elogios para o bom comportamento.

Use apenas produtos específicos

Sabe aquele xampu incrível, que não custou barato e que deixou o seu cabelo maravilhoso? O mesmo que você recomenda para todo mundo? Não deve ser passado no seu pet em nenhuma hipótese!

A pele e o pelo do cachorro têm as suas características próprias, bem diferentes das nossas. O produto que deixou o nosso cabelo no maior estilo “capa de revista” pode causar alergias na pele do seu melhor amigo, difíceis de serem tratadas.

Por isso, escolha perfumes, xampus, condicionadores e sabonetes apropriados para o seu companheiro. Se ele tem o pelo curto, pode dispensar o condicionador. Em caso de dúvidas, procure se informar sobre os produtos mais adequados.

Não se esqueça de proteger o ouvido

Na hora do banho, evite que caia água dentro do ouvido do seu cachorro. Esse é um órgão muito sensível, que pode ser acometido de algumas inflamações, como a otite.

Alguns especialistas recomendam o uso de algodão para bloquear a entrada. Outros já dizem que isso não é necessário, que basta manter o jato de água bem longe do canal auditivo. A dica é que você teste as duas formas e converse com o seu veterinário para ver qual é a melhor.

Seque o seu cão com cuidado

Esse momento é muito importante, pois o seu pet pode ficar estressado com o barulho do secador. Deixar ele se secar naturalmente pode fazer com que fique úmido tempo demais, o que causaria micoses na pele dele.

O ideal é usar o aparelho em velocidade e temperatura médias, a uma distância segura (cerca de 30cm).

Use uma escova própria para desembaraçar e evitar a formação de nós. Escove no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Em seguida, você também pode reaplicar os produtos que evitam pulgas e carrapatos.

Deixe o seu amigão bem estiloso

Depois de todos esses passos, é hora de deixar o seu parceiro todo trabalhado no luxo. Você pode passar um perfume próprio para cães, colocar uma roupa bem bonita e confortável e investir em acessórios cheios de charme, que não só vão deixá-lo elegante como também garantem a segurança dele.

A frequência recomendada para dar banhos é a de 15 em 15 dias, podendo ser semanal, caso o seu pet adore uma aventura cheia de emoções.

Gostou do nosso post? Agora que você descobriu como dar banho no cachorro, que tal descobrir outros cuidados essenciais que deve ter com o seu melhor amigo, para que ele fique sempre em uma vibe saudável?

 

6 comentários em “Aprenda como dar banho no cachorro sem grandes sofrimentos

  1. Amanda Medeiros disse:

    Ótimas dicas!

    1. Nuno Nuno disse:

      Ei Amanda! Obrigado 🙂

  2. Lorena disse:

    Amei a dica do passeio antes do banho. Vou tentar com meu logan! Obrigadaaa

  3. Vangela Silva Queiroz disse:

    Não tinha pensado em colocar algodão no ouvido da Luna. Voces tem toda razão, todo cuidado é pouco. Valeu. Obrigado pelas dicas.

  4. Raquel disse:

    Muito bom o artigo, a gente faz isso, vamos pra praia e depois é o banho, de preferencia no quintal que é mais espaçoso. O cuidado com os ouvidos são muito importantes mesmo. Excelentes dicas!

  5. Tati Moura disse:

    Muito bacana o artigo! Aqui o problema maior era sempre na hora de secar! Mas graças à ajuda dos petiscos ficou muito mais fácil !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *