Cuidados

Cinto de segurança para cachorro: entenda a importância

E aí galera? Tudo belezinha? Hoje trouxemos um artigo para ajudar você e seu melhor amigo a dar aquele passeio maneiro de carro. Se liga nas dicas abaixo para conhecer um pouco mais sobre o assunto!

A gente sabe que ter um cachorro ou um gato não é somente oba-oba e diversão. Todo mundo que tem um amigo de 4 patas como companheiro sabe que é importante zelar pelo seu bem-estar e segurança, não é mesmo? Mas o que pouca gente sabe é que o cinto de segurança para cães é item obrigatório dentro e fora da cidade.

Muitas vezes, uma visita ao veterinário, uma voltinha mais longe de casa ou até mesmo uma viagem envolvem o transporte por carro. E, mesmo que você pense que vai ser bem rapidinho, o uso do cinto no seu amigo é fundamental.

Mas por que esse acessório é tão importante? O que a lei diz sobre esse assunto e qual é a forma correta de usá-lo? Siga em frente e descubra!

Por que o cinto de segurança para cachorro é importante?

A primeira coisa que você faz quando entra no seu automóvel é colocar o cinto de segurança, certo? Pois essa deve ser exatamente a mesma atitude com o seu dog ou cat. Por mais que você pense que seu amigo está acostumado a andar de carro e mesmo que você adore ver o quanto ele se diverte pulando de uma janela para outra, existem duas razões bem claras para mudar esse hábito.

Uma delas é a segurança e a proteção tanto do seu parceiro, quando a sua própria e dos demais passageiros. No caso de um acidente de trânsito, ou simplesmente uma freada mais brusca, por inércia, seu cachorro vai ser lançado de um lado para outro, podendo se machucar ou lesionar quem mais estiver dentro do veículo. Numa colisão grave, ele pode ser arremessado para fora, o que pode ser fatal.

O outro motivo é a distração que o pet solto no carro pode causar. Raramente, eles ficam deitados quietos, e acabam ficando um pouco agitados e eufóricos durante o passeio. Isso significa que, ao perambular pelo automóvel, ele pode tirar a sua atenção no trânsito aumentando as chances de causar um acidente.

Como usar o cinto de segurança para cães?

O cinto de segurança para os peludos é bastante simples, mas muito eficaz. É basicamente um acessório com uma das extremidades adaptada para fixar no próprio encaixe do cinto do veículo e a outra ponta para prender à coleira do cachorro, como no exemplo da imagem abaixo.

cinto de segurança para cães

O ideal é que o modelo da coleira seja do tipo peitoral, pois confere maior segurança ao seu pet. A coleira de pescoço pode machucá-lo inclusive causando lesões.

O que a lei diz sobre o uso do acessório?

O Código de Trânsito Brasileiro não deixa claro como deve ser realizado o transporte de cachorros e gatos em automóveis. Mas prezando pela segurança tanto do pet quanto dos humanos, ele deve ser o mais seguro possível.

Além do cinto de segurança, uma outra dica é a utilização de caixas, bolsas ou assentos de transporte para cães e gatos que são facilmente encontrados em petshops. Deve-se atentar ao peso e porte dos animais de acordo com as especificações de cada produto.

Se possível, tente habituar o seu amigo desde filhote utilizando o seu acessório preferido para facilitar esse processo, principalmente em longas viagens!

E aí? Curtiu? Então, aproveita e tasca logo o dedo no compartilhar na sua rede social preferida, comenta, elogia, dá bronca! Como sempre, a gente gosta muuuito!

Posts Relacionados

12 comentários em “Cinto de segurança para cachorro: entenda a importância

  1. Flavi disse:

    Matéria de extrema importância. Infelizmente, assim como o uso humano, o dos animais de estimação ainda está longe de ser usado como deveria. Sei de histórias bem tristes por conta de animais viajarem sem o cinto e acabarem sofrendo algum tipo de acidente. Nós nunca imaginamos que pode acontecer até ser tarde demais… Eu comprei o item igual ao da foto, quando fui para uma viagem com Puppy para SP. Também não sabia da existência e nem me preocupava muito com isso, pois não temos carro e quase não uso. Mas quando precisava ele ia comigo, atrás. Eu gostaria que essas cadeirinhas tivessem para animais de um porte maior, como o Puppy por exemplo que pesa 15kg. É fundamental que seja feita uma campanha educativa com os tutores para o uso dos itens de segurança para pets em veículos de transporte. Conheço gente, inclusive, que diz que é um absurdo cachorro usar cinto de segurança. Espero que muitas pessoas leiam e possam se atentar a esse assunto importantíssimo. Parabéns pela matéria.

    1. Nuno Nuno disse:

      Oi Flavi! Realmente a conscientização é muito difícil muitas vezes. Mas vamos tentar sempre levar essas informações para todos mostrando a importância da segurança. Obrigado pelo comentário e experiência passada. 🙂

  2. Camila Novaes disse:

    Aqui temos o cinto de segurança do Pipe e até um extra para algum amigo que precise.
    Confesso que não costumamos usar sempre, Pipe ficar bem quietinho no banco de trás, sei da importância, mas alguns medos tomam mais conta de mim, mas quando vamos fazer um percurso maior, usamos com certeza!!! Texto realmente importante, pois tem pessoas que nem sabem da existência de cinto de segurança para eles!

    1. Nuno Nuno disse:

      Oi Camila! Vale a pena pensar na segurança. Ela só é lembrada muitas vezes depois dos acidentes. Obrigado pelo comentário e visita! 🙂

  3. Raquel disse:

    Aqui cinto de segurança é sagrado. É muito importante usar! Muito esclarecedor esse texto!

    1. Nuno Nuno disse:

      Raquel, obrigado pelo comentário. É um artigo muito importante e acaba sendo esquecido por muitos tutores!

  4. Luciana disse:

    Opa! Importantíssimo! Temos um parecido com esse da foto, mas o nosso é duplo! Bem prático. E a gatinha vai dentro da caixa de transporte!

    1. Nuno Nuno disse:

      Acidentes nunca são bem-vindos, mas acontecem sem prevermos. O cinto garante a segurança nos passeios e viagens de carro. 🙂

  5. Tatiana Moura disse:

    Nossa, matéria de fundamental importância !! As pessoas ainda não tem consciência de como é importante manter o seu pet seguro durante o passeio de carro !!

    1. Nuno Nuno disse:

      Pois é Tati! Os pets fazem parte da família, então todos merecem o mesmo cuidado. Cinto de segurança sempre! ?

  6. Vângela Silva Queiroz disse:

    A regra é clara!!! Luna Pug entra no carro e nada de ficar solta dentro do carro, vai direto para sua cadeirinha de transporte para sua própria segurança e por ama-la demais. E se ela fica solta, ela fica imóvel, com medo!!! Uma graça minha doguinha… risos!

    1. Nuno Nuno disse:

      Isso aí Vângela! Segurança sempre em primeiro lugar! Especialmente com quem a gente mais ama, não é verdade? Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *