Cuidados

Cinto de segurança para cachorro: entenda a importância

207813 cinto de seguranca para caes entenda a importancia 1

E aí galera? Tudo belezinha? Hoje trouxemos um artigo para ajudar você e seu melhor amigo a dar aquele passeio maneiro de carro. Se liga nas dicas abaixo para conhecer um pouco mais sobre o assunto!

A gente sabe que ter um cachorro ou um gato não é somente oba-oba e diversão. Todo mundo que tem um amigo de 4 patas como companheiro sabe que é importante zelar pelo seu bem-estar e segurança, não é mesmo? Mas o que pouca gente sabe é que o cinto de segurança para cães é item obrigatório dentro e fora da cidade.

Muitas vezes, uma visita ao veterinário, uma voltinha mais longe de casa ou até mesmo uma viagem envolvem o transporte por carro. E, mesmo que você pense que vai ser bem rapidinho, o uso do cinto no seu amigo é fundamental.

Mas por que esse acessório é tão importante? O que a lei diz sobre esse assunto e qual é a forma correta de usá-lo? Siga em frente e descubra!

Por que o cinto de segurança para cachorro é importante?

A primeira coisa que você faz quando entra no seu automóvel é colocar o cinto de segurança, certo? Pois essa deve ser exatamente a mesma atitude com o seu dog ou cat. Por mais que você pense que seu amigo está acostumado a andar de carro e mesmo que você adore ver o quanto ele se diverte pulando de uma janela para outra, existem duas razões bem claras para mudar esse hábito.

Uma delas é a segurança e a proteção tanto do seu parceiro, quando a sua própria e dos demais passageiros. No caso de um acidente de trânsito, ou simplesmente uma freada mais brusca, por inércia, seu cachorro vai ser lançado de um lado para outro, podendo se machucar ou lesionar quem mais estiver dentro do veículo. Numa colisão grave, ele pode ser arremessado para fora, o que pode ser fatal.

O outro motivo é a distração que o pet solto no carro pode causar. Raramente, eles ficam deitados quietos, e acabam ficando um pouco agitados e eufóricos durante o passeio. Isso significa que, ao perambular pelo automóvel, ele pode tirar a sua atenção no trânsito aumentando as chances de causar um acidente.

Como usar o cinto de segurança para cães?

O cinto de segurança para os peludos é bastante simples, mas muito eficaz. É basicamente um acessório com uma das extremidades adaptada para fixar no próprio encaixe do cinto do veículo e a outra ponta para prender à coleira do cachorro, como no exemplo da imagem abaixo.

cinto de segurança para cães

O ideal é que o modelo da coleira seja do tipo peitoral, pois confere maior segurança ao seu pet. A coleira de pescoço pode machucá-lo inclusive causando lesões.

O que a lei diz sobre o uso do acessório?

O Código de Trânsito Brasileiro não deixa claro como deve ser realizado o transporte de cachorros e gatos em automóveis. Mas prezando pela segurança tanto do pet quanto dos humanos, ele deve ser o mais seguro possível.

Além do cinto de segurança, uma outra dica é a utilização de caixas, bolsas ou assentos de transporte para cães e gatos que são facilmente encontrados em petshops. Deve-se atentar ao peso e porte dos animais de acordo com as especificações de cada produto.

Se possível, tente habituar o seu amigo desde filhote utilizando o seu acessório preferido para facilitar esse processo, principalmente em longas viagens!

E aí? Curtiu? Então, aproveita e tasca logo o dedo no compartilhar na sua rede social preferida, comenta, elogia, dá bronca! Como sempre, a gente gosta muuuito!

banner post blog

Posts Relacionados